O Professor de Ciências e a Seleção de Conteúdos.
Título
O Professor de Ciências e a Seleção de Conteúdos.
O Professor de Ciências e a Seleção de Conteúdos.
Educação
Autor
Jose Artur Barroso Fernandes
Jose Artur Barroso Fernandes
Orientação
Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação.
Faculdade de Educação.
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O processo de seleção de conteúdos da disciplina de ciências no 3º e 4º ciclos do ensino fundamental foi estudado em 15 escolas estaduais localizadas na cidade de São Paulo. Por meio de entrevistas com professores, coordenadores e outros atores do processo, foi avaliada a participação do professor na escolha de conteúdos, com ênfase na sua autonomia e nos fatores que a limitam. Foi observado que o professor é a instância responsável por essas decisões, mas recebe fortes influências de certos elementos do sistema educacional que acabam por exercer um controle sobre sua autonomia. Também foi lançado um olhar sobre os critérios em que se baseiam os professores na seleção dos conteúdos. Através da observação dos planos anuais das escolas, foi feito um levantamento dos itens de conteúdo mas freqüentemente encontrados naqueles documentos, sendo verificada uma distribuição de conteúdos bastante tradicional ao longo das quatro séries.
O processo de seleção de conteúdos da disciplina de ciências no 3º e 4º ciclos do ensino fundamental foi estudado em 15 escolas estaduais localizadas na cidade de São Paulo. Por meio de entrevistas com professores, coordenadores e outros atores do processo, foi avaliada a participação do professor na escolha de conteúdos, com ênfase na sua autonomia e nos fatores que a limitam. Foi observado que o professor é a instância responsável por essas decisões, mas recebe fortes influências de certos elementos do sistema educacional que acabam por exercer um controle sobre sua autonomia. Também foi lançado um olhar sobre os critérios em que se baseiam os professores na seleção dos conteúdos. Através da observação dos planos anuais das escolas, foi feito um levantamento dos itens de conteúdo mas freqüentemente encontrados naqueles documentos, sendo verificada uma distribuição de conteúdos bastante tradicional ao longo das quatro séries.
Palavras Chave
seleção de conteúdos, políticas educacionais, concepções de professores
seleção de conteúdos, políticas educacionais, concepções de professores
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas