O professor e o currículo de Ciências
Título
O professor e o currículo de Ciências
O professor e o currículo de Ciências
Autor
Clarice Sumi Kawasaki
Clarice Sumi Kawasaki
Orientação
Décio Pacheco
Décio Pacheco
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Investiga a situação do professor de Ciências da rede pública de Campinas frente às principais diretrizes abordadas e/ou contidas nas propostas curriculares de Ciências - 1o Grau do Estado de São Paulo. Busca identificar, por meio de entrevistas e dados da realidade sócio-econômica e cultural destes professores, como eles concebem e tratam os problemas do ensino em relação às propostas curriculares de Ciências. Apresenta um histórico da estruturação curricular no Estado de São Paulo, bem como um estudo das propostas curriculares oficiais para o Ensino de Ciências no 1o grau. Os resultados apontam que, em certos aspectos, o professor se aproxima de uma ou outra proposta (a elaborada na década de 70 e a mais recente, elaborada na década de 80), mas sua prática se distancia de ambas, aproximando-se, muito mais de uma postura tradicional de ensino. Entretanto, verifica uma situação contraditória, onde, embora o professor adote uma prática tradicional no ensino de ciências, possui concepções de Educação, Ciência, Currículo e Ensino de Ciências avançadas em relação à essa prática. Concepções estas, em muitos casos, compatíveis com as diretrizes oficiais
Investiga a situação do professor de Ciências da rede pública de Campinas frente às principais diretrizes abordadas e/ou contidas nas propostas curriculares de Ciências - 1o Grau do Estado de São Paulo. Busca identificar, por meio de entrevistas e dados da realidade sócio-econômica e cultural destes professores, como eles concebem e tratam os problemas do ensino em relação às propostas curriculares de Ciências. Apresenta um histórico da estruturação curricular no Estado de São Paulo, bem como um estudo das propostas curriculares oficiais para o Ensino de Ciências no 1o grau. Os resultados apontam que, em certos aspectos, o professor se aproxima de uma ou outra proposta (a elaborada na década de 70 e a mais recente, elaborada na década de 80), mas sua prática se distancia de ambas, aproximando-se, muito mais de uma postura tradicional de ensino. Entretanto, verifica uma situação contraditória, onde, embora o professor adote uma prática tradicional no ensino de ciências, possui concepções de Educação, Ciência, Currículo e Ensino de Ciências avançadas em relação à essa prática. Concepções estas, em muitos casos, compatíveis com as diretrizes oficiais
Palavras Chave
ensino de ciências
ensino de ciências
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas