Reflexão sobre o currículo de Física na escola secundária do Brasil; subsídios para planejamento de currículo.
Título
Reflexão sobre o currículo de Física na escola secundária do Brasil; subsídios para planejamento de currículo.
Reflexão sobre o currículo de Física na escola secundária do Brasil; subsídios para planejamento de currículo.
Autor
Dácio Guimarães de Moura
Dácio Guimarães de Moura
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburguer
Ernst Wolfgang Hamburguer
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1985
1985
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O currículo de Física adotado nas escolas de 2º grau no Brasil vem mantendo suas características tradicionais, adquiridas dentro do contexto de uma escola de 2º grau restrita e preparatória. Entretanto, as motivações atuais para adequação da escola secundária a uma nova realidade indicam a necessidade de um currículo menos propedêutico e mais voltado para a formação geral do estudante e sua integração na sociedade. Faz, inicialmente, um estudo da evolução do currículo de Física do 2º grau no Brasil, e das razões de sua inviabilidade no momento atual. A seguir, analisa as tendências atuais no ensino de ciências, com o objetivo de procurar subsídios para o desenvolvimento de novos currículos. Utiliza esses subsídios em um ensaio de definição das metas e do conteúdo de um currículo particular.
O currículo de Física adotado nas escolas de 2º grau no Brasil vem mantendo suas características tradicionais, adquiridas dentro do contexto de uma escola de 2º grau restrita e preparatória. Entretanto, as motivações atuais para adequação da escola secundária a uma nova realidade indicam a necessidade de um currículo menos propedêutico e mais voltado para a formação geral do estudante e sua integração na sociedade. Faz, inicialmente, um estudo da evolução do currículo de Física do 2º grau no Brasil, e das razões de sua inviabilidade no momento atual. A seguir, analisa as tendências atuais no ensino de ciências, com o objetivo de procurar subsídios para o desenvolvimento de novos currículos. Utiliza esses subsídios em um ensaio de definição das metas e do conteúdo de um currículo particular.
Palavras Chave
currículo; Física;
currículo; Física;
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas