O professor de Ciências Naturais e o livro didático (no ensino de Programas de Saúde).
Título
O professor de Ciências Naturais e o livro didático (no ensino de Programas de Saúde).
O professor de Ciências Naturais e o livro didático (no ensino de Programas de Saúde).
Autor
Nadir Castilho Delizoicov
Nadir Castilho Delizoicov
Orientação
Arden Zylbersztajn
Arden Zylbersztajn
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Florianópolis/SP
Florianópolis/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Estuda a interação do professor com o livro didático em Ciências Naturais destinado a alunos do 1o grau. A partir de uma amostra de 30 professores em escolas públicas, identifica aqueles que desvelam as idéias subjacentes nos conteúdos dos livros didáticos. Emprega, como parte do instrumento de investigação, dois capítulos referentes a Programas de Saúde extraídos de um livro didático de Ciências Naturais, os quais foram submetidos ao exame crítico dos professores da amostra. Estes foram posteriormente entrevistados. Da análise das entrevistas, traça um perfil destes docentes tendo como referência as categorias utilizadas por Giroux para analisar a função social do professor como intelectual, permitindo assim distribuí-los em três distintos grupos: os transformadores, não transformadores e aqueles em transição. Considera, por fim, as possibilidades a serem implementadas nos cursos de formação, bem como na formação continuada dos professores em serviço, visando a superação do estilo de pensamento pedagógico vigente na escola pública, de tal modo a capacitar os docentes para uma prática pedagógica transformadora, particularmente na interação com o livro didático.
Estuda a interação do professor com o livro didático em Ciências Naturais destinado a alunos do 1o grau. A partir de uma amostra de 30 professores em escolas públicas, identifica aqueles que desvelam as idéias subjacentes nos conteúdos dos livros didáticos. Emprega, como parte do instrumento de investigação, dois capítulos referentes a Programas de Saúde extraídos de um livro didático de Ciências Naturais, os quais foram submetidos ao exame crítico dos professores da amostra. Estes foram posteriormente entrevistados. Da análise das entrevistas, traça um perfil destes docentes tendo como referência as categorias utilizadas por Giroux para analisar a função social do professor como intelectual, permitindo assim distribuí-los em três distintos grupos: os transformadores, não transformadores e aqueles em transição. Considera, por fim, as possibilidades a serem implementadas nos cursos de formação, bem como na formação continuada dos professores em serviço, visando a superação do estilo de pensamento pedagógico vigente na escola pública, de tal modo a capacitar os docentes para uma prática pedagógica transformadora, particularmente na interação com o livro didático.
Palavras Chave
Professor de ciências naturais; livro didático; ciência na
Professor de ciências naturais; livro didático; ciência na
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Professor
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Professor