Repensando o fazer pedagógico no ensino de Ciências: participação ativa do aluno.

Título
Repensando o fazer pedagógico no ensino de Ciências: participação ativa do aluno.
Autor
Bernadete de Oliveira Fischer
Orientação
José Erno Taglieber
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1990
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Apresenta os resultados e as reflexões de uma prática pedagógica com o Ensino de Ciências, baseada na “participação ativa do aluno”, na Escola Básica “Dom João Becker”, sediada em Brusque/SC. No estudo da relação professor-aluno, prioriza algumas características da relação não-autoritária, como: autonomia/liberdade, disciplina, diálogo e alegria na escola. Os conteúdos são estudados segundo sua contextualização, consistência e adequação com a idade dos alunos. A coleta de dados deu-se através da observação direta e indireta, entrevistas com professores de Ciências e com os alunos que participaram da pesquisa e análise de documentos. Analisa os dados segundo categorias estudadas na fundamentação teórica, consideradas fundamentais para um ensino participativo, visando a satisfação dos alunos pela cultura científica, a reconstrução do conhecimento e a tomada de consciência de que são sujeitos construtores e transformadores da realidade.
Palavras Chave
participação ativa, ensino de ciências, metodologia.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método