"Raças humanas" e raças biológicas em livros didáticos de Biologia de ensino médio
Título
"Raças humanas" e raças biológicas em livros didáticos de Biologia de ensino médio
"Raças humanas" e raças biológicas em livros didáticos de Biologia de ensino médio
Educação
Autor
Luiz Felipe Peçanha Stelling
Luiz Felipe Peçanha Stelling
Orientação
Sonia Kapras Teixeira
Sonia Kapras Teixeira
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Historicamente, na Biologia e nas ciências sociais, as concepções de "raças humanas" e raças biológicas são polissêmicas, ambíguas e sem consenso. Na atualidade, causam controvérsia e podem ser utilizadas com fortes vieses ideológicos. A pesquisa avaliou tais concepções em livros didáticos recentes de Biologia, seis recomendados pelo PNLEM e um de autor tradicional no mercado editorial. O corpus analisado mostrou-se muito heterogêneo no modo de desenvolvimento acerca das concepções de raças humanas: enquanto alguns livros apresentam textos não verbais (fotos, etc.) que parecem evidenciar grupos raciais humanos, outros livros explicitamente negam a existência de raças, mas utilizam o conceito cultural de grupos étnicos de forma intencional ou eufêmica. Da análise, emergiram categorias que permitiram dividir o corpus em dois grupos, um mais afim com as recomendações dos PCN+ acerca de raças humanas, e outro grupo que se afasta delas.
Historicamente, na Biologia e nas ciências sociais, as concepções de "raças humanas" e raças biológicas são polissêmicas, ambíguas e sem consenso. Na atualidade, causam controvérsia e podem ser utilizadas com fortes vieses ideológicos. A pesquisa avaliou tais concepções em livros didáticos recentes de Biologia, seis recomendados pelo PNLEM e um de autor tradicional no mercado editorial. O corpus analisado mostrou-se muito heterogêneo no modo de desenvolvimento acerca das concepções de raças humanas: enquanto alguns livros apresentam textos não verbais (fotos, etc.) que parecem evidenciar grupos raciais humanos, outros livros explicitamente negam a existência de raças, mas utilizam o conceito cultural de grupos étnicos de forma intencional ou eufêmica. Da análise, emergiram categorias que permitiram dividir o corpus em dois grupos, um mais afim com as recomendações dos PCN+ acerca de raças humanas, e outro grupo que se afasta delas.
Palavras Chave
livro didático, raças humanas, currículo de Biologia
livro didático, raças humanas, currículo de Biologia
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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