O Professor como um lugar: um modelo para a análise da regência de classe.

Título
O Professor como um lugar: um modelo para a análise da regência de classe.
Autor
Ana Lúcia Pereira Baccon
Orientação
Sergio de Mello Arruda
Instituição
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas
Ano
2005
Cidade / UF
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar a construção dos saberes docentes, bem como apresentar a aplicação de um modelo para a análise de regência de classe durante o estágio supervisionado da licenciatura de Física. Tendo como foco o relacionamento professor-aluno, o modelo se constitui como um triângulo, cujos vértices vêm a ser o estagiário, o professor regente e os alunos. Para o levantamento das informações desta pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de regência. Ao todo, a pesquisa envolveu 5 estagiários, que realizaram a regência em um colégio central de Londrina. Durante as entrevistas, semi-estruturadas, o estagiário era convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscou-se perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. A partir dessas representações procurou-se: (i) verificar quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período; e (ii) o que de pessoal cada estagiário desenvolveu que poderia caracterizar a singularidade de seu estilo docente. Para a análise dos dados, utilizou-se a metáfora do “professor como um lugar”, tendo como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, onde o conceito de transferência surge como central, para que se construa esse “lugar”.
Palavras Chave
formação inicial, saberes docentes, psicanálise.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores