Química Nova na Escola: uma contribuição para a formação continuada do professor de química reflexivo.
Título
Química Nova na Escola: uma contribuição para a formação continuada do professor de química reflexivo.
Química Nova na Escola: uma contribuição para a formação continuada do professor de química reflexivo.
Autor
Nelson Orlando Beltran
Nelson Orlando Beltran
Orientação
Nélio Marco Vincenzo Bizzo
Nélio Marco Vincenzo Bizzo
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O estudo aqui feito buscou conhecer aspectos da história da revista Química Nova na Escola, destinada a professores e futuros professores de química no ensino médio e de ciências no ensino fundamental. O autor, na função privilegiada para o trabalho proposto como editor da revista, pode fazer a análise dos seis números da revista que haviam sido publicados até maio de 1999, seus editoriais e seus artigos e ainda, conhecendo as finalidades expressas por seus editores e pelos autores colaboradores, pode caracterizar o professor que a revista pretende ajudar a formar. Entrando em contato direto com professores através de divulgação e de discussão da própria revista, o autor pôde conhecer a recepção que os professores da revista Química Nova na Escola, bem como algumas utilizações que dela fazem. Utilizando um programa de computador, especialmente produzido para isso, foi possível analisar, em diversos aspectos, os três mil e duzentos assinantes da revista.
O estudo aqui feito buscou conhecer aspectos da história da revista Química Nova na Escola, destinada a professores e futuros professores de química no ensino médio e de ciências no ensino fundamental. O autor, na função privilegiada para o trabalho proposto como editor da revista, pode fazer a análise dos seis números da revista que haviam sido publicados até maio de 1999, seus editoriais e seus artigos e ainda, conhecendo as finalidades expressas por seus editores e pelos autores colaboradores, pode caracterizar o professor que a revista pretende ajudar a formar. Entrando em contato direto com professores através de divulgação e de discussão da própria revista, o autor pôde conhecer a recepção que os professores da revista Química Nova na Escola, bem como algumas utilizações que dela fazem. Utilizando um programa de computador, especialmente produzido para isso, foi possível analisar, em diversos aspectos, os três mil e duzentos assinantes da revista.
Palavras Chave
Revista; Química Nova na Escola; Professores; Prática Pedagógica.
Revista; Química Nova na Escola; Professores; Prática Pedagógica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Professores, Recursos Didáticos
Formação de Professores, Recursos Didáticos