Temáticas Ambientais nos Livros Didáticos.

Título
Temáticas Ambientais nos Livros Didáticos.
Autor
Olga Sueli Bezerra
Orientação
Aliana Fernandes
Instituição
UFPB
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Ano
2003
Cidade / UF
João Pessoa/PB
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A relação do ser humano com a natureza tem se modificado com o tempo. Sua etapa atual, caracterizada por alto nível de tecnologia, por uma busca veemente pelo desenvolvimento e o uso desmedido dos recursos naturais, não levando em consideração seus ritmos de recuperação, tem sido objeto de avaliações e reavaliações, no sentido de não destruir a natureza e de possibilitar a existência de futuras gerações, seja de animais ou de vegetais. A Educação Ambiental (EA), em seus princípios e características, é um suporte para uma nova relação ser humano/natureza. Seu princípio de continuidade e permanência indica que seja dada atenção às questões ambientais, tanto no ensino não-formal quanto no formal. O governo brasileiro instituiu os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), servindo de base para uma reforma no ensino e, para tanto, estabeleceu temas transversais como subsídio para o trabalho inter e transdisciplinar das questões ambientais. O livro didático, um dos recursos usados no ensino formal, também deve ter como princípio norteador a educação ambiental. Nosso trabalho consiste numa análise documental para saber como são tratadas as temáticas ambientais, nos livros didáticos do ensino fundamental utilizados na rede pública municipal de João Pessoa/PB (triênio 2000-2002). Foram analisados 43 livros, tendo como descritores noções centrais de meio ambiente, contidas nos PCN, a interdisciplinaridade e princípios da educação ambiental. O fato de esses livros serem elaborados no eixo centro-sul, inicialmente, inviabiliza o princípio de se levar em consideração as questões ambientais locais. Os aspectos bióticos, abióticos e culturais estão presentes, mas há insuficiência na interdependência entre eles. O princípio da continuidade/permanência deveria ser mais contemplado, envolvendo outros ambientes/situações, além da sala de aula. O enfoque interdisciplinar é estabelecido parcialmente, contemplando duas ou três disciplinas, pela própria forma como são apresentados os livros separados por disciplinas, em temas isolados. Nem todos os livros dão atenção a perspectiva histórica. Práticas de cooperação local, nacional e internacional na solução de problemas ambientais estão ausentes; apenas soluções locais são tratadas, mesmo assim, de problemas apresentados nos livros, de outras realidades; as causas e os responsáveis por problemas ambientais deveriam ser apresentados mais claramente. A sociedade sustentável deveria ser intensamente focalizada, uma vez que estamos em reavaliação da relação ser humano/natureza.
Palavras Chave
análise de livro didático, educação ambiental.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Recursos Didáticos