Reflexões a partir da prática de orientação sexual na Escola de Aplicação da FEUSP.
Título
Reflexões a partir da prática de orientação sexual na Escola de Aplicação da FEUSP.
Reflexões a partir da prática de orientação sexual na Escola de Aplicação da FEUSP.
Educação
Autor
Jose Carlos Carreiro
Jose Carlos Carreiro
Orientação
Maria Izabel Galvão Gomes Pereira
Maria Izabel Galvão Gomes Pereira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objetivo deste trabalho relaciona-se às questões trazidas por adolescentes quanto à sexualidade e gênero, num espaço de Orientação Sexual na escola. Os sujeitos para os quais se dirige o projeto de Orientação Sexual e que entrevistamos para esta pesquisa, encontram-se na adolescência, um momento agudo na construção de identidades. O locus da pesquisa deu-se na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, escola pública que reúne crianças e adolescentes de diversas origens sócio-econômicas. O principal documento utilizado para a realização deste trabalho foram as narrativas dos grupos de adolescentes dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de 2004, recolhidas a partir de entrevistas coletivas. Os principais temas que surgiram durante as entrevistas foram: com quem se conversa sobre sexo/sexualidade; a imagem de si e do outro; o percurso - iniciar-se na vida sexual; representações sociais de gênero, sexo e sexualidade. Este estudo visa, também, à reflexão sobre o adolescente, suas dinâmicas e suas demandas que, muitas vezes, estão por detrás das suas narrativas, ou que estão ocultas e nem sempre são percebidas por aqueles que trabalham na escola.
O objetivo deste trabalho relaciona-se às questões trazidas por adolescentes quanto à sexualidade e gênero, num espaço de Orientação Sexual na escola. Os sujeitos para os quais se dirige o projeto de Orientação Sexual e que entrevistamos para esta pesquisa, encontram-se na adolescência, um momento agudo na construção de identidades. O locus da pesquisa deu-se na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, escola pública que reúne crianças e adolescentes de diversas origens sócio-econômicas. O principal documento utilizado para a realização deste trabalho foram as narrativas dos grupos de adolescentes dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de 2004, recolhidas a partir de entrevistas coletivas. Os principais temas que surgiram durante as entrevistas foram: com quem se conversa sobre sexo/sexualidade; a imagem de si e do outro; o percurso - iniciar-se na vida sexual; representações sociais de gênero, sexo e sexualidade. Este estudo visa, também, à reflexão sobre o adolescente, suas dinâmicas e suas demandas que, muitas vezes, estão por detrás das suas narrativas, ou que estão ocultas e nem sempre são percebidas por aqueles que trabalham na escola.
Palavras Chave
Adolescência; Educação; Ensino; Escola; Gênero.
Adolescência; Educação; Ensino; Escola; Gênero.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno