Relatos de Professores de Física sobre Processos de Escolha e Utilização do Livro Didático.
Título
Relatos de Professores de Física sobre Processos de Escolha e Utilização do Livro Didático.
Relatos de Professores de Física sobre Processos de Escolha e Utilização do Livro Didático.
Autor
Angela Maria Souza Costa
Angela Maria Souza Costa
Orientação
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho investigamos aspectos relacionandos à escolha do livro didático de física e às formas de sua utilização por professores, dentro e fora do contexto de sala de aula. Considerando o livro didático como materialização do discurso científico -escolar e embasados em discussões que problematizam formas de uso de consumo de artefatos culturais, definimos nossa questão principal em torno de uma exploração das impressões e atitudes do professor em relação ao livro, das possibilidades de transformação no uso. A partir de um estudo bibliográfico sobre o tema livro didático nas principais publicações do campo de ensino de ciências, montamos um roteiro de entrevista semi-estruturada visando à identificação de aspectos da história de interação do professor com o livro, das formas de seleção adotadas, dos critérios utilizados na avaliação de um livro como adequado, do conheciemnto dos professores acerca das políticas públicas de avaliação e distribuição de livros didáticos. Foram entrevistados oito professores da rede oficial do estado do Rio de Janeiro. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas na íntegra e analisadas com base em técnicas de análise de conteúdo temático. Os resultados destacam a importância atribuída pelos professores ao livro como material no processo de ensino aprendizagem e a influência da história de interação com o livro durante sua formação, seja como aluno ou como professor nas formas de escolha e uso. Apontam ainda como vantagens do uso do livro a possibilidade de estruturação de aulas, valorizando a correção conceitual e a presença de exercícios. São críticos em relação à estrutura de alguns livros que não elaboram relações entre conteúdos de física e o cotidiano. Concordam com os critérios das avaliações oficiais mas enfatizam tanto as dificuldades de realizar escolhas baseadas num conjunto de critérios tão extenso e complexo quanto a impossibilidade de que um único livro venha a satisfazer todos eles. Em geral percebem uma incompletude inerente ao livro e articulam seu uso a materiais de divulgação científica. Finalmente, podemos dizer que, segundo seus relatos, os professores não apresentam uma prática passiva diante do livro e que, ao contrário, sua utilização é invariavelmente criativa dando ao livro um aspecto particular para cada situação didática, dependente das percepções das demandas da instituição escolar ou dos interesses e necessidades dos diferentes grupos de estudantes com quem têm contato.
Neste trabalho investigamos aspectos relacionandos à escolha do livro didático de física e às formas de sua utilização por professores, dentro e fora do contexto de sala de aula. Considerando o livro didático como materialização do discurso científico -escolar e embasados em discussões que problematizam formas de uso de consumo de artefatos culturais, definimos nossa questão principal em torno de uma exploração das impressões e atitudes do professor em relação ao livro, das possibilidades de transformação no uso. A partir de um estudo bibliográfico sobre o tema livro didático nas principais publicações do campo de ensino de ciências, montamos um roteiro de entrevista semi-estruturada visando à identificação de aspectos da história de interação do professor com o livro, das formas de seleção adotadas, dos critérios utilizados na avaliação de um livro como adequado, do conheciemnto dos professores acerca das políticas públicas de avaliação e distribuição de livros didáticos. Foram entrevistados oito professores da rede oficial do estado do Rio de Janeiro. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas na íntegra e analisadas com base em técnicas de análise de conteúdo temático. Os resultados destacam a importância atribuída pelos professores ao livro como material no processo de ensino aprendizagem e a influência da história de interação com o livro durante sua formação, seja como aluno ou como professor nas formas de escolha e uso. Apontam ainda como vantagens do uso do livro a possibilidade de estruturação de aulas, valorizando a correção conceitual e a presença de exercícios. São críticos em relação à estrutura de alguns livros que não elaboram relações entre conteúdos de física e o cotidiano. Concordam com os critérios das avaliações oficiais mas enfatizam tanto as dificuldades de realizar escolhas baseadas num conjunto de critérios tão extenso e complexo quanto a impossibilidade de que um único livro venha a satisfazer todos eles. Em geral percebem uma incompletude inerente ao livro e articulam seu uso a materiais de divulgação científica. Finalmente, podemos dizer que, segundo seus relatos, os professores não apresentam uma prática passiva diante do livro e que, ao contrário, sua utilização é invariavelmente criativa dando ao livro um aspecto particular para cada situação didática, dependente das percepções das demandas da instituição escolar ou dos interesses e necessidades dos diferentes grupos de estudantes com quem têm contato.
Palavras Chave
ensino de física, escolha, livro didático
ensino de física, escolha, livro didático
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos