Recursos didáticos para o ensino de Física no nível médio: um estudo do uso de sistemas apostilados em escolas particulares da cidade de Santos-SP.

Título
Recursos didáticos para o ensino de Física no nível médio: um estudo do uso de sistemas apostilados em escolas particulares da cidade de Santos-SP.
Autor
Carlos Eduardo Mendes Gouveia
Orientação
Nereide Saviani
Instituição
UNISANTOS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Santos/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o uso de sistemas apostilados de ensino, ouvindo professores que enfrentam o desafio de estabelecer a relação entre o conhecimento científico e sua apropriação pelos alunos, com vistas a tornar os conteúdos de Física compreensíveis a estudantes do nível médio, sobretudo na contingência de utilizar um material didático rígido na estipulação de passos a serem seguidos à risca. Consiste em análise de conteúdo (bibliográfica e de depoimentos), complementada por análise de questionários. São examinados três sistemas apostilados (o Anglo, o Positivo e o Universitário), quanto a: apresentação do material; seleção, seqüência e dosagem do conteúdo de Física; atividades indicadas para os alunos; orientações para o trabalho do professor e avaliação da aprendizagem. A pesquisa enfoca, ainda, a organização do trabalho pedagógico em escolas particulares de Santos-SP que adotam os sistemas apostilados referidos, com base em relatos de docentes entrevistados, que descrevem sua prática e opinam sobre as apostilas e respectivo material de apoio. A análise é complementada com a coleta de opiniões de discentes, a partir de questionário aplicado entre estudantes universitários que cursaram o nível médio com o uso desses sistemas apostilados. A interpretação e a discussão dos dados e informações são feitas à luz de contribuições teóricas sobre Currículo, em especial as que discutem a relação entre as disciplinas escolares e as ciências de referência. O estudo realizado permitiu verificar que, como todo material didático, o uso das apostilas depende da experiência do professor e do domínio que tem sobre o conteúdo a ser ensinado e que, apesar da rigidez desse tipo de material, os docentes revelam ter relativa autonomia na dosagem, seqüência e abordagem dos temas, inclusive acrescentando tópicos e, principalmente, atualizando e até corrigindo informações.
Palavras Chave
recurso didático, sistemas apostilados, currículo e ens.fís.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos