Refletindo uma prática pedagógica no ensino de Ciências baseada na alfabetização científica: relato de uma parceria entre professora e pesquisador.

Título
Refletindo uma prática pedagógica no ensino de Ciências baseada na alfabetização científica: relato de uma parceria entre professora e pesquisador.
Autor
Sued Silva de Oliveira
Orientação
Diva Anelie de Araújo Guimarães
Instituição
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação Matemática e Científica
Ano
2004
Cidade / UF
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A alfabetização cientifica vem se destacando já há alguns anos como tendência metodológica no ensino de ciências. Seu principal objetivo é educar cidadãos para participarem dos rumos da ciência através de uma compreensão mais clara de seus fins. Todavia, para que isso ocorra é necessário que professores reflitam sobre as limitações que se impõem à prática docente antes de se aventurarem em adotar alguma nova metodologia. Nesse sentido, parcerias entre pesquisadores e professores podem se mostrar mais eficientes na condução do processo de mudança no ensino tradicional. A eficiência dessas parcerias encontra-se nos momentos de reflexão ocorridos durante a prática conjunta de pesquisadores e professores. Além disso, as transformações no ensino tendem a ser mais duradouras e eficientes quando os conhecimentos dos professores são levados em consideração, possibilitando um refazer pedagógico mais autônomo aos professores. Neste trabalho, apresentamos, discutimos e analisamos as reflexões de uma professora de ciências em torno de uma proposta pedagógica baseada na alfabetização científica. Utilizamos a pesquisa-ação como meio de efetivar uma parceria entre professora e pesquisador. Para isso, inicialmente resgatamos a formação inicial da professora e o perfil de seu cotidiano escolar. Posteriormente, destacamos as reflexões da professora sobre a atividade pedagógica. Nosso objetivo é ressaltar a importância de parcerias entre professores por meio da reflexão. Constatamos que a parceria efetuada foi útil nos termos de possibilitar à professora um olhar mais investigativo sobre sua prática, no sentido de questiona-la e propor novos encaminhamentos.
Palavras Chave
tendência metodológica, analisamos as reflexões de uma professora.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores