O professor de matemática no laboratório de física. A importância do ensino de física experimental e de um novo paradigma educacional para renovar seu perfil.
Título
O professor de matemática no laboratório de física. A importância do ensino de física experimental e de um novo paradigma educacional para renovar seu perfil.
O professor de matemática no laboratório de física. A importância do ensino de física experimental e de um novo paradigma educacional para renovar seu perfil.
Autor
Washington Armando Garcia Pizarro
Washington Armando Garcia Pizarro
Orientação
José J Queiroz
José J Queiroz
Instituição
UNINOVE
UNINOVE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Pós-Graduação
Centro de Pós-Graduação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O professor licenciado em matemática e habilitado a lecionar física, embora seja uma figura importante no quadro educacional, por sua presença generalizada nas salas de aula e nos laboratórios de física do Ensino Médio, não obteve ainda a devida atenção dos pesquisadores e da literatura científica. Este trabalho preocupa-se em estudar os dilemas e problemas que envolvem a atividade deste docente. Indaga e aponta fatores que levam aos resultados negativos, a partir da hipótese de que a ausência de aulas práticas adequadas de física, a precariedade dos laboratórios e uma formação deficitária, muitas vezes pautada em paradigmas ultrapassados, estariam na base das lacunas e do desempenho insatisfatório.O trabalho afirma também a certeza de que a formação e atividade deste docente, se orientadas pela proposta educacional de Piaget e Paulo Freire, e contando com os indispensáveis recursos estruturais, podem suscitar um novo perfil do professor e uma praxis renovada no laboratório de física do Ensino Médio.
O professor licenciado em matemática e habilitado a lecionar física, embora seja uma figura importante no quadro educacional, por sua presença generalizada nas salas de aula e nos laboratórios de física do Ensino Médio, não obteve ainda a devida atenção dos pesquisadores e da literatura científica. Este trabalho preocupa-se em estudar os dilemas e problemas que envolvem a atividade deste docente. Indaga e aponta fatores que levam aos resultados negativos, a partir da hipótese de que a ausência de aulas práticas adequadas de física, a precariedade dos laboratórios e uma formação deficitária, muitas vezes pautada em paradigmas ultrapassados, estariam na base das lacunas e do desempenho insatisfatório.O trabalho afirma também a certeza de que a formação e atividade deste docente, se orientadas pela proposta educacional de Piaget e Paulo Freire, e contando com os indispensáveis recursos estruturais, podem suscitar um novo perfil do professor e uma praxis renovada no laboratório de física do Ensino Médio.
Palavras Chave
Ensino de Física, Formação Docente.
Ensino de Física, Formação Docente.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor