Recepção, transmissão e processamento de dados: aplicação de uma seqüência didática no ensino médio de física, estrutura sob a perpectiva CTS.
Título
Recepção, transmissão e processamento de dados: aplicação de uma seqüência didática no ensino médio de física, estrutura sob a perpectiva CTS.
Recepção, transmissão e processamento de dados: aplicação de uma seqüência didática no ensino médio de física, estrutura sob a perpectiva CTS.
Autor
Fabio Heberson Sepka
Fabio Heberson Sepka
Orientação
Arden Zylbersztajn
Arden Zylbersztajn
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho consistiu na elaboração, aplicação e avaliação de uma seqüência didática estruturada sob a perspectiva de ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de física no nível médio. A experiência foi levada a efeito em duas etapas: uma aplicação piloto, com uma turma, no último trimestre de 2003 e, baseada na análise dos resultados observados nesta, uma segunda aplicação com algumas modificações visando torná-la mais efetiva, com outra turma, no primeiro trimestre de 2004, em uma escola pertencente à rede municipal de Brusque, Santa Catarina. Nesta dissertação são apresentados e discutidos de forma mais elaborada os resultados da segunda aplicação. Além destas duas aplicações a seqüência didática foi aplicada em mais duas turmas em cada etapa. O objetivo principal da pesquisa foi analisar a inserção desta perspectiva de ensino em termos de motivação e aprendizagem dos alunos. Para a aplicação deste trabalho, como pressupostos metodológicos de ensino foram utilizados os momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados materiais produzidos pelos alunos, questionários, entrevistas, gravação das aulas em áudio e, de partes de algumas, em vídeo. Mesmo encontrando algumas dificuldades, os resultados foram positivos. Mais ainda, apesar do habitual receio e necessárias adaptações para adequar-se às novidades, foi verificado que não só os alunos, mas a comunidade escolar como um todo espera por mudanças no quadro atual do ensino de ciências em geral, e de física, em particular.
O presente trabalho consistiu na elaboração, aplicação e avaliação de uma seqüência didática estruturada sob a perspectiva de ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de física no nível médio. A experiência foi levada a efeito em duas etapas: uma aplicação piloto, com uma turma, no último trimestre de 2003 e, baseada na análise dos resultados observados nesta, uma segunda aplicação com algumas modificações visando torná-la mais efetiva, com outra turma, no primeiro trimestre de 2004, em uma escola pertencente à rede municipal de Brusque, Santa Catarina. Nesta dissertação são apresentados e discutidos de forma mais elaborada os resultados da segunda aplicação. Além destas duas aplicações a seqüência didática foi aplicada em mais duas turmas em cada etapa. O objetivo principal da pesquisa foi analisar a inserção desta perspectiva de ensino em termos de motivação e aprendizagem dos alunos. Para a aplicação deste trabalho, como pressupostos metodológicos de ensino foram utilizados os momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados materiais produzidos pelos alunos, questionários, entrevistas, gravação das aulas em áudio e, de partes de algumas, em vídeo. Mesmo encontrando algumas dificuldades, os resultados foram positivos. Mais ainda, apesar do habitual receio e necessárias adaptações para adequar-se às novidades, foi verificado que não só os alunos, mas a comunidade escolar como um todo espera por mudanças no quadro atual do ensino de ciências em geral, e de física, em particular.
Palavras Chave
Seqüência didática, ensino de física para o nível médio, perspectiva CTS, momentos pedagógicos.
Seqüência didática, ensino de física para o nível médio, perspectiva CTS, momentos pedagógicos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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