O repertório de conhecimento de um grupo de professores de Ciências, específico ao ensino de Química, no nível fundamental

Título
O repertório de conhecimento de um grupo de professores de Ciências, específico ao ensino de Química, no nível fundamental
Autor
Nilma Soares da Silva
Orientação
Arnaldo de Moura Vaz
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Temos assistido, nas duas ultimas décadas, a um intenso movimento de inovações curriculares na educação em geral e, no ensino de ciências, de um modo particularmente acentuado. Em vários países do mundo, com realidades e economias muito diferentes, constata-se o mesmo descompasso entre as necessidades de uma formação geral para todos e a ineficiência do sistema escolar em garantir um conhecimento público das ciências. Vários autores (claxton, 1991; Fensham, 1991; Millar, 1996), ao comparar as reformas atuais e aquelas ocorridas nas décadas de 60 e 70, têm indicado um deslocamento da atenção do currículo, antes destinados à formação básica introdutória para aqueles que vão prosseguir seus estudos a nível universitário, e agora majoritariamente destinado a uma maioria para quem a escolaridade básica deve promover uma compreensão ampla e geral dos processos científicos e tecnológicos. Dessa constatação, resultam mudanças profundas na forma de conceder a escola e o processo de escolarização básica, seus conteúdos, abordagens e metodologias de ensino.
Palavras Chave
saberes docentes; química; ensino fundamental

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Características do Professor