O professor de Ciências, o ensino de meterologia e o livro didático

Título
O professor de Ciências, o ensino de meterologia e o livro didático
Educação para a Ciência
Autor
Fabiane Grossi Sponton
Orientação
Shigetoshi Sugahara
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2000
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A forte crítica ainda observada quanto ao ensino de Ciências, por seu excessivo distanciamento, no que se refere ao universo dos alunos, precisa ser revista. Os problemas ainda, observados transparecem na seleção dos conteúdos, no tratamento predominante descritivo dado a esses conteúdos e na transmissão pura e simples de conceitos. O ensino de ciências tem sido freqüentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível, na qual, nota-se que a transmissão do conhecimento acaba ocorrendo por meio de definições e classificações estanques, sem ligação com os conhecimentos prévios dos alunos. É necessário que o conhecimento científico deixe de ser considerado como neutro, detentor de verdades absolutas, sem vínculo com o mundo do aluno. A qualidade do curso de ciências não pode mais se basear pela quantidade de conteúdos trabalhados, mas sim pela qualidade do que é visto. Quanto aos livros didáticos, sabe-se que pela falta de outros elementos, eles acabam se tornando o principal suporte ou guia do ensino de ciências, sendo, desta forma, necessário sua constante reavaliação. Considerando as ideias acima, o presente estudo teve como objetivo verificar como os livros didáticos apresentam assuntos relacionados à Meteorologia. Foi também objetivo deste trabalho observar a forma como a Meteorologia vem sendo desenvolvida pelos professores, assim como o que pensam quanto à importância do ensino deste conteúdo e quais as ideias que possuem a respeito do livro didático e o ensino da Meteorologia. Os livros didáticos analisados foram selecionados através de um questionário respondido por professores de Ciências da cidade de Bauru-SP, em 1998. De modo geral, pode-se constatar que uma boa parcela dos professores utiliza o livro didático, apesar do descontentamento em relação a vários aspectos, conforme indicado em suas respostas. Todos os professores que fizeram parte desta pesquisa disseram que consideram importante o ensino de Meteorologia, apresentando diversas atividades que utilizam para desenvolver este assunto juntamente com os alunos. Com relação à análise dos livros didáticos, pode-se verificar que ainda é mantida a tendência de se desenvolver os conteúdos de forma tradicional, onde cada assunto novo é iniciado com um texto seguido de um questionário e com poucos experimentos.
Palavras Chave
Livro Didático; Professores; Meteorologia.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Professor