O professor de Ciências do 1º grau e a vivência do método experimental.
Título
O professor de Ciências do 1º grau e a vivência do método experimental.
O professor de Ciências do 1º grau e a vivência do método experimental.
Autor
Flávio Ribeiro Teixeira
Flávio Ribeiro Teixeira
Orientação
Zélia Domingues Meridiano
Zélia Domingues Meridiano
Instituição
PUC-RJ
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1987
1987
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Verifica a contribuição dada pelo curso universitário e/ou curso de Pós Graduação em Ciências, em termos de vivência do método experimental, ao professor de Ciências. Procura o relacionamento de variáveis que evidenciem o treinamento do professor no referido método, durante o curso de formação e a aplicação do mesmo no ensino de 1º grau (5ª a 8ª séries). Coleta dados por meio de questionários respondidos por 186 professores de Ciências, pertencentes e em exercício nas escolas oficiais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Rio de Janeiro, com turmas até a 8ª série do 1º grau. Os resultados revelam o seguinte: a) a grande maioria dos professores questionados possui curso universitário, sendo a sua quase totalidade formada em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena); b) a aplicação do método experimental está associada aos cursos de Ciências, em nível de pós-graduação em sentido lato, realizados pelos professores; c) dos professores com somente o curso de graduação, constata o relacionamento do uso do método em estudo com diversas atividades proporcionadas durante a formação universitária; d) a contribuição das Universidades, no que tange a dar condições ao professor de Ciências para o uso do método experimental em suas atividades docentes, está aquém de suas reais potencialidades.
Verifica a contribuição dada pelo curso universitário e/ou curso de Pós Graduação em Ciências, em termos de vivência do método experimental, ao professor de Ciências. Procura o relacionamento de variáveis que evidenciem o treinamento do professor no referido método, durante o curso de formação e a aplicação do mesmo no ensino de 1º grau (5ª a 8ª séries). Coleta dados por meio de questionários respondidos por 186 professores de Ciências, pertencentes e em exercício nas escolas oficiais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Rio de Janeiro, com turmas até a 8ª série do 1º grau. Os resultados revelam o seguinte: a) a grande maioria dos professores questionados possui curso universitário, sendo a sua quase totalidade formada em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena); b) a aplicação do método experimental está associada aos cursos de Ciências, em nível de pós-graduação em sentido lato, realizados pelos professores; c) dos professores com somente o curso de graduação, constata o relacionamento do uso do método em estudo com diversas atividades proporcionadas durante a formação universitária; d) a contribuição das Universidades, no que tange a dar condições ao professor de Ciências para o uso do método experimental em suas atividades docentes, está aquém de suas reais potencialidades.
Palavras Chave
Professor; Método Experimental; Formação Docente.
Professor; Método Experimental; Formação Docente.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor