A implementação e o uso dos computadores no ensino de Ciências nas escolas públicas no município de Niterói - RJ.
Título
A implementação e o uso dos computadores no ensino de Ciências nas escolas públicas no município de Niterói - RJ.
A implementação e o uso dos computadores no ensino de Ciências nas escolas públicas no município de Niterói - RJ.
FIOCRUZ
Autor
Maria de Fátima D´Assumpção Castro
Maria de Fátima D´Assumpção Castro
Orientação
Luiz Anastácio Alves
Luiz Anastácio Alves
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
A introdução da tecnologia dos computadores na escola vem provocando discussões sobre o processo ensino-aprendizagem. No presente estudo, investigamos a implementação e o uso dos computadores nas escolas públicas de ensino fundamental no município de Niterói-RJ. Esta cidade com uma população de aproximadamente 500.000 habitantes foi escolhida para nossa pesquisa por ser a primeira em inclusão digital no estado do Rio de Janeiro e a segunda no Brasil, de acordo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizado no ano de 2000. Esse dado é bastante significativo e representa um parâmetro importante de comparação quantitativa e qualitativa com relação à experiência de outros municípios brasileiros, e até mesmo com as experiências de outros países. Esse estudo foi dividido em 2 etapas: na primeira visitamos as 129 escolas públicas de Niterói para determinarmos quantas e quais ofereciam a modalidade de 5ª a 8ª séries, referentes ao segundo segmento do ensino fundamental. Nessa oportunidade coletamos dados quantitativos sobre a implantação dos laboratórios de Informática, formação inicial e continuada dos professores para uso dos computadores no ensino, segurança do laboratório, manutenção e reposição de peças do equipamento. Na segunda etapa, retornamos às unidades escolares que apresentam o 2º segmento do ensino fundamental e que já contavam com laboratórios de Informática, para entrevistarmos os professores de Ciências tendo como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas. Constatamos que 82% das escolas municipais e 32% das escolas estaduais possuem laboratórios de Informática e algumas dificuldades, como por exemplo: acesso aos cursos de formação inicial e continuada dos professores, montagem de horário para uso dos computadores, número insuficiente de computadores, bem como sua manutenção. Verificamos em algumas escolas municipais estratégias interessantes para solucionarem as dificuldades no uso dos computadores, tais como: o agendamento da sala de Informática por professores das diferentes áreas, presença permanente de um professor especializado no laboratório de Informática, divisão da turma em dois grupos de alunos, com o desenvolvimento de atividades na sala de leitura. A partir da análise dos questionários verificamos que 50% dos professores entrevistados não usam o laboratório de informática; entretanto, 43% dos que o utilizam declararam que tornam suas aulas mais interessantes e para 7% é importante pela possibilidade de conexão com a Internet favorecendo o processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, esse trabalho poderá contribuir para o estabelecimento de políticas públicas visando à implementação e uso da tecnologia dos computadores no Brasil, uma vez que não há uma política estabelecida no mundo em geral, a não ser as iniciativas da UNESCO.
A introdução da tecnologia dos computadores na escola vem provocando discussões sobre o processo ensino-aprendizagem. No presente estudo, investigamos a implementação e o uso dos computadores nas escolas públicas de ensino fundamental no município de Niterói-RJ. Esta cidade com uma população de aproximadamente 500.000 habitantes foi escolhida para nossa pesquisa por ser a primeira em inclusão digital no estado do Rio de Janeiro e a segunda no Brasil, de acordo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizado no ano de 2000. Esse dado é bastante significativo e representa um parâmetro importante de comparação quantitativa e qualitativa com relação à experiência de outros municípios brasileiros, e até mesmo com as experiências de outros países. Esse estudo foi dividido em 2 etapas: na primeira visitamos as 129 escolas públicas de Niterói para determinarmos quantas e quais ofereciam a modalidade de 5ª a 8ª séries, referentes ao segundo segmento do ensino fundamental. Nessa oportunidade coletamos dados quantitativos sobre a implantação dos laboratórios de Informática, formação inicial e continuada dos professores para uso dos computadores no ensino, segurança do laboratório, manutenção e reposição de peças do equipamento. Na segunda etapa, retornamos às unidades escolares que apresentam o 2º segmento do ensino fundamental e que já contavam com laboratórios de Informática, para entrevistarmos os professores de Ciências tendo como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas. Constatamos que 82% das escolas municipais e 32% das escolas estaduais possuem laboratórios de Informática e algumas dificuldades, como por exemplo: acesso aos cursos de formação inicial e continuada dos professores, montagem de horário para uso dos computadores, número insuficiente de computadores, bem como sua manutenção. Verificamos em algumas escolas municipais estratégias interessantes para solucionarem as dificuldades no uso dos computadores, tais como: o agendamento da sala de Informática por professores das diferentes áreas, presença permanente de um professor especializado no laboratório de Informática, divisão da turma em dois grupos de alunos, com o desenvolvimento de atividades na sala de leitura. A partir da análise dos questionários verificamos que 50% dos professores entrevistados não usam o laboratório de informática; entretanto, 43% dos que o utilizam declararam que tornam suas aulas mais interessantes e para 7% é importante pela possibilidade de conexão com a Internet favorecendo o processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, esse trabalho poderá contribuir para o estabelecimento de políticas públicas visando à implementação e uso da tecnologia dos computadores no Brasil, uma vez que não há uma política estabelecida no mundo em geral, a não ser as iniciativas da UNESCO.
Palavras Chave
computadores, ensino de Ciências, escolas públicas, informática, prática pedagógica.
computadores, ensino de Ciências, escolas públicas, informática, prática pedagógica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Recursos Didáticos
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