A interferência do nível de desenvolvimento cognitivo na aprendizagem de um conteúdo de Física

Título
A interferência do nível de desenvolvimento cognitivo na aprendizagem de um conteúdo de Física
Educação
Autor
Maria Lúcia Vital dos Santos Abib
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1983
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Estuda as relações entre o nível de desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem de um conteúdo de Física - a lei da Flutuação dos Corpos - resultante de uma metodologia fundamentada nas implicações da Teoria de Piaget para o ensino de Ciências. O experimento foi realizado com 30 sujeitos da 2ª série do 2º Grau, da EEPSG "Frei A.S. Galvão", São Paulo-SP. O diagnóstico do nível de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos foi obtido através da utilização da Escala de Desenvolvimento do Pensamento Lógico, de Longelot, que levou à formação de dois grupos, formal e não-formal. Aplica pré e pós-teste para avaliar o desenvolvimento do grupo quanto a três níveis de aprendizagem: conhecimento, compreensão e aplicação. Aplica, também, uma prova de retenção. Os resultados apresentados pelos grupos e a análise estatística destes permitem concluir que não há interferência do nível de desenvolvimento cognitivo na aprendizagem ao nível de conhecimento, enquanto há interferência para a compreensão do conteúdo tratado, nas condições de metodologia utilizada e também aplicação. Outras variáveis também interferem: falta de conhecimento matemático e da linguagem, falta de estudo em casa, período noturno, trabalhadores, falta de local apropriado para experiências.
Palavras Chave
Piaget, proposta de ensino, flutuação dos corpos

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno