O ensino de Ciências e o livro-texto no cotidiano escolar.
Título
O ensino de Ciências e o livro-texto no cotidiano escolar.
O ensino de Ciências e o livro-texto no cotidiano escolar.
NÃO HÁ
Autor
Catarina Fernandes de Oliveira Fraga
Catarina Fernandes de Oliveira Fraga
Orientação
Paulo Gileno Cysneiros
Paulo Gileno Cysneiros
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
1994
1994
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisa como os professores de Ciências trabalham o livro-texto na sala de aula, levando em consideração a esfera escolar onde este livro está presente. Observa aulas e entrevista quatro professoras de Ciências de 5a a 8a séries de duas escolas da rede pública estadual de Pernambuco, localizadas na cidade de Olinda. Além dessas professoras, entrevista diretores e funcionários dos dois estabelecimentos, de forma a obter uma visão mais ampliada dos fatores que incidem diretamente na prática do professor. O fato de, aproximadamente, 90% dos alunos não possuírem os referidos livros, levou esses professores a criarem alternativas, as quais passaram a constituir parte integrante do estudo. A falta de livros-textos, evidenciada entre os alunos e nas respectivas bibliotecas escolares, constitui um dos determinantes das práticas pedagógicas estudadas. Porém, as estratégias desenvolvidas pelos docentes faziam com que os livros-textos se “concretizassem” nas salas de aula, revelando um ensino tradicional, pautado nos livros de baixa qualidade, o que, por sua vez, compromete ainda mais o ensino de Ciências.
Analisa como os professores de Ciências trabalham o livro-texto na sala de aula, levando em consideração a esfera escolar onde este livro está presente. Observa aulas e entrevista quatro professoras de Ciências de 5a a 8a séries de duas escolas da rede pública estadual de Pernambuco, localizadas na cidade de Olinda. Além dessas professoras, entrevista diretores e funcionários dos dois estabelecimentos, de forma a obter uma visão mais ampliada dos fatores que incidem diretamente na prática do professor. O fato de, aproximadamente, 90% dos alunos não possuírem os referidos livros, levou esses professores a criarem alternativas, as quais passaram a constituir parte integrante do estudo. A falta de livros-textos, evidenciada entre os alunos e nas respectivas bibliotecas escolares, constitui um dos determinantes das práticas pedagógicas estudadas. Porém, as estratégias desenvolvidas pelos docentes faziam com que os livros-textos se “concretizassem” nas salas de aula, revelando um ensino tradicional, pautado nos livros de baixa qualidade, o que, por sua vez, compromete ainda mais o ensino de Ciências.
Palavras Chave
ensino de ciências; livro-texto.
ensino de ciências; livro-texto.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos