Um olhar winnicottiano sobre a relação dos estudantes com o próprio processo de aprendizagem.

Título
Um olhar winnicottiano sobre a relação dos estudantes com o próprio processo de aprendizagem.
Ensino de Ciências
Autor
Luciano Massa Fernandes
Orientação
Alberto Villani
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a relação que estudantes de ensino médio possuem com o aprendizado da Física, e analisar a importância do professor como facilitador do processo de aprendizagem. A partir das respostas a questionários estabelecemos inicialmente algumas categorias representativas da relação dos alunos com a aprendizagem de Física, bem como de suas ações diante das frustrações surgidas durante a realização das tarefas sobre esse conteúdo. Em seguida procuramos aprofundar nosso entendimento com um estudo longitudinal que analisou os dados referentes a uma aluna ao longo de mais de dois anos. Para interpretar o processo de evolução da aluna fizemos uso das idéias do psicanalista inglês D. W. Winnicott. Constatamos que sua teoria do amadurecimento podia dar conta das fases de superação, por parte da aluna, das dificuldades advindas do estudo da Física. Identificamos que, com o auxílio do professor, responsável por disponibilizar aos alunos um ambiente pr! opício ao aprendizado, a aluna pôde fazer uso de determinados objetos - livros, anotações, a crença na própria capacidade e a confiança no professor - que funcionaram como objetos transicionais da teoria de Winnicott e sustentaram a superação das ansiedades e frustrações que perturbavam sua aprendizagem em Física. Finalizando, procuramos desenvolver uma analogia entre o desempenho de uma mãe suficientemente boa (na teoria de Winnicott) e um professor suficientemente bom - aquele capaz de prover seu aluno de um ambiente que assegure a estabilidade e os incentivos necessários para que o contato deste com a Cultura se dê de forma criativa e não intrusiva.
Palavras Chave
ensino, física, ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos