O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior.
Título
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior.
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior.
NÃO HÁ
Autor
Simone Aparecida Fernandes
Simone Aparecida Fernandes
Orientação
José Guilherme Martins Alves Moreira
José Guilherme Martins Alves Moreira
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Física
Departamento de Física
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) trouxe mudanças quanto à estruturação, obrigatoriedade e oferta do Ensino Médio. Uma vez, que compõe esse grau de escolaridade, o ensino de Física também deverá estar orientado de acordo com o que propõem essas mudanças. De acordo com os documentos que devem orientar a reestruturação do Ensino de Física as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), esse deverá estar pautado na compreensão de conceitos e interpretação de fenômenos. Esses documentos sugerem, ainda, que o ensino de Física deverá promover a contextualização como meio de tornar a aprendizagem significativa ao aproximá-la do mundo vivencial do aluno e a interdisciplinaridade como forma de ligar o conhecimento físico a outras áreas de conhecimento. Porém, mesmo após oito anos da promulgação da LDB, vários fatores têm dificultado a implementação da reforma. Acreditamos que por exercerem influência no trabalho que é desenvolvido no Ensino Médio, os processos seletivos ao ensino Superior sejam um desses fatores, principalmente, o vestibular de algumas universidades tradicionais. A proposta deste trabalho é, através de uma análise temporal das questões de circuitos elétricos das provas de Física dos vestibulares da UFMG, USP e UNICAMP, levantar indícios de adequação dos processos seletivos dessas universidades ao que, na nossa interpretação, definem as DCNEM e orientam os PCNEM. Acreditamos também que a implementação do novo ensino de Física será de fato efetivada se, entre outros fatores, os vestibulares se adequarem ao que está proposto pela reforma de modo a contribuírem para tal.
A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) trouxe mudanças quanto à estruturação, obrigatoriedade e oferta do Ensino Médio. Uma vez, que compõe esse grau de escolaridade, o ensino de Física também deverá estar orientado de acordo com o que propõem essas mudanças. De acordo com os documentos que devem orientar a reestruturação do Ensino de Física as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), esse deverá estar pautado na compreensão de conceitos e interpretação de fenômenos. Esses documentos sugerem, ainda, que o ensino de Física deverá promover a contextualização como meio de tornar a aprendizagem significativa ao aproximá-la do mundo vivencial do aluno e a interdisciplinaridade como forma de ligar o conhecimento físico a outras áreas de conhecimento. Porém, mesmo após oito anos da promulgação da LDB, vários fatores têm dificultado a implementação da reforma. Acreditamos que por exercerem influência no trabalho que é desenvolvido no Ensino Médio, os processos seletivos ao ensino Superior sejam um desses fatores, principalmente, o vestibular de algumas universidades tradicionais. A proposta deste trabalho é, através de uma análise temporal das questões de circuitos elétricos das provas de Física dos vestibulares da UFMG, USP e UNICAMP, levantar indícios de adequação dos processos seletivos dessas universidades ao que, na nossa interpretação, definem as DCNEM e orientam os PCNEM. Acreditamos também que a implementação do novo ensino de Física será de fato efetivada se, entre outros fatores, os vestibulares se adequarem ao que está proposto pela reforma de modo a contribuírem para tal.
Palavras Chave
LDB, ensino médio, ensino de física.
LDB, ensino médio, ensino de física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas