O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior.

Título
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior.
NÃO HÁ
Autor
Simone Aparecida Fernandes
Orientação
José Guilherme Martins Alves Moreira
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Física
Ano
2004
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) trouxe mudanças quanto à estruturação, obrigatoriedade e oferta do Ensino Médio. Uma vez, que compõe esse grau de escolaridade, o ensino de Física também deverá estar orientado de acordo com o que propõem essas mudanças. De acordo com os documentos que devem orientar a reestruturação do Ensino de Física as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), esse deverá estar pautado na compreensão de conceitos e interpretação de fenômenos. Esses documentos sugerem, ainda, que o ensino de Física deverá promover a contextualização como meio de tornar a aprendizagem significativa ao aproximá-la do mundo vivencial do aluno e a interdisciplinaridade como forma de ligar o conhecimento físico a outras áreas de conhecimento. Porém, mesmo após oito anos da promulgação da LDB, vários fatores têm dificultado a implementação da reforma. Acreditamos que por exercerem influência no trabalho que é desenvolvido no Ensino Médio, os processos seletivos ao ensino Superior sejam um desses fatores, principalmente, o vestibular de algumas universidades tradicionais. A proposta deste trabalho é, através de uma análise temporal das questões de circuitos elétricos das provas de Física dos vestibulares da UFMG, USP e UNICAMP, levantar indícios de adequação dos processos seletivos dessas universidades ao que, na nossa interpretação, definem as DCNEM e orientam os PCNEM. Acreditamos também que a implementação do novo ensino de Física será de fato efetivada se, entre outros fatores, os vestibulares se adequarem ao que está proposto pela reforma de modo a contribuírem para tal.
Palavras Chave
LDB, ensino médio, ensino de física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas