Comparação entre o ensino tradicional e o ensino tradicional com reforço por módulos, com ênfase na possível influência de valores e características sócio-econômicas no rendimento escolar.

Título
Comparação entre o ensino tradicional e o ensino tradicional com reforço por módulos, com ênfase na possível influência de valores e características sócio-econômicas no rendimento escolar.
Autor
Vanda Lima Bellard Freire
Orientação
Maria Ângela Vinagre de Almeida
Instituição
FGV
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Ano
1980
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Analisa a utilização do ensino por módulos, utilizado como reforço de ensino, em Física e em Matemática, por alunos da 1ª série do 2º grau, da Rede de Ensino Estadual do Rio de Janeiro. Avalia a utilização dessa metodologia quanto ao rendimento dos alunos e, também, relaciona-a à cosmovisão (tratada em termos de níveis de consciência, segundo Reich e à situação sócio-econômica desses alunos (segundo escala de Guidi e Duarte. Constitui grupos experimentais e de controle em quatro colégios estaduais dos municípios de Valença, Friburgo e Rio de Janeiro. Aplica os seguintes instrumentos: a) testes diagnóstico e pós-testes, em Física e em Matemática, aos dois grupos de cada colégio; b) escalas destinadas à classificação dos alunos dos grupos experimentais em níveis de consciência e em classes sociais. Estabelece relação entre o rendimento obtido em Física e em Matemática e: a) metodologia utilizada; b) níveis de consciência apresentados pelos alunos; c) classificação sócio-econômica desses alunos. Conclui pela validade da aplicação do reforço de ensino por módulos, em condições semelhantes e à clientela semelhantes às consideradas no estudo.
Palavras Chave
ensino; ensino tradicional; módulos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno