Comparação entre o ensino tradicional e o ensino tradicional com reforço por módulos, com ênfase na possível influência de valores e características sócio-econômicas no rendimento escolar.
Título
Comparação entre o ensino tradicional e o ensino tradicional com reforço por módulos, com ênfase na possível influência de valores e características sócio-econômicas no rendimento escolar.
Comparação entre o ensino tradicional e o ensino tradicional com reforço por módulos, com ênfase na possível influência de valores e características sócio-econômicas no rendimento escolar.
Autor
Vanda Lima Bellard Freire
Vanda Lima Bellard Freire
Orientação
Maria Ângela Vinagre de Almeida
Maria Ângela Vinagre de Almeida
Instituição
FGV
FGV
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Ano
1980
1980
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Analisa a utilização do ensino por módulos, utilizado como reforço de ensino, em Física e em Matemática, por alunos da 1ª série do 2º grau, da Rede de Ensino Estadual do Rio de Janeiro. Avalia a utilização dessa metodologia quanto ao rendimento dos alunos e, também, relaciona-a à cosmovisão (tratada em termos de níveis de consciência, segundo Reich e à situação sócio-econômica desses alunos (segundo escala de Guidi e Duarte. Constitui grupos experimentais e de controle em quatro colégios estaduais dos municípios de Valença, Friburgo e Rio de Janeiro. Aplica os seguintes instrumentos: a) testes diagnóstico e pós-testes, em Física e em Matemática, aos dois grupos de cada colégio; b) escalas destinadas à classificação dos alunos dos grupos experimentais em níveis de consciência e em classes sociais. Estabelece relação entre o rendimento obtido em Física e em Matemática e: a) metodologia utilizada; b) níveis de consciência apresentados pelos alunos; c) classificação sócio-econômica desses alunos. Conclui pela validade da aplicação do reforço de ensino por módulos, em condições semelhantes e à clientela semelhantes às consideradas no estudo.
Analisa a utilização do ensino por módulos, utilizado como reforço de ensino, em Física e em Matemática, por alunos da 1ª série do 2º grau, da Rede de Ensino Estadual do Rio de Janeiro. Avalia a utilização dessa metodologia quanto ao rendimento dos alunos e, também, relaciona-a à cosmovisão (tratada em termos de níveis de consciência, segundo Reich e à situação sócio-econômica desses alunos (segundo escala de Guidi e Duarte. Constitui grupos experimentais e de controle em quatro colégios estaduais dos municípios de Valença, Friburgo e Rio de Janeiro. Aplica os seguintes instrumentos: a) testes diagnóstico e pós-testes, em Física e em Matemática, aos dois grupos de cada colégio; b) escalas destinadas à classificação dos alunos dos grupos experimentais em níveis de consciência e em classes sociais. Estabelece relação entre o rendimento obtido em Física e em Matemática e: a) metodologia utilizada; b) níveis de consciência apresentados pelos alunos; c) classificação sócio-econômica desses alunos. Conclui pela validade da aplicação do reforço de ensino por módulos, em condições semelhantes e à clientela semelhantes às consideradas no estudo.
Palavras Chave
ensino; ensino tradicional; módulos.
ensino; ensino tradicional; módulos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Características do Aluno