O aperfeiçoamento de professores em exercício no ensino de Ciências: a quem interessam os resultados
Título
O aperfeiçoamento de professores em exercício no ensino de Ciências: a quem interessam os resultados
O aperfeiçoamento de professores em exercício no ensino de Ciências: a quem interessam os resultados
Autor
Denise de Freitas
Denise de Freitas
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1988
1988
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Estudo de caso de cunho descritivo-analítico, trata de um Curso de Especialização em Ensino de Ciências (CEEC), ministrado numa Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo, em convênio com a CAPES/MEC. O Curso, concernente ao aperfeiçoamento de professores de Ciências em exercício, objetiva a projeção e implementação no ensino de 1o grau de propostas inovadoras de caráter metodológico e programático numa abordagem de pesquisa-ação. Configura o impacto da proposta inovadora desse modelo de curso, bem como a natureza das contribuições advindas do CEEC, evidenciando as inovações pretendidas em função da explicitação de parâmetros de análise. As percepções e análises realizadas se situam no nível da visão dos participantes enquanto grupo e as informações - obtidas informalmente - são de caráter cognitivo e afetivo, advindas de várias fontes: - documentos, depoimentos e observações “in loco”. Conclui que: a) as contribuições efetivas do CEEC situam-se e permanecem em nível mais geral de reflexão ou de elaboração intelectual da ação de ensino; b) a ação inovadora parece bloquear-se quando se projeta a prática efetiva, pois que, justamente aí, inconsistências e desarticulações surgem. Isto significa que se inovam as intenções de ensino, mas ainda não propriamente a prática de ensino, uma vez que esta parece exigir mais que reflexão e implica certos níveis de operacionalização conceituais que não parecem ter sido atingidos.
Estudo de caso de cunho descritivo-analítico, trata de um Curso de Especialização em Ensino de Ciências (CEEC), ministrado numa Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo, em convênio com a CAPES/MEC. O Curso, concernente ao aperfeiçoamento de professores de Ciências em exercício, objetiva a projeção e implementação no ensino de 1o grau de propostas inovadoras de caráter metodológico e programático numa abordagem de pesquisa-ação. Configura o impacto da proposta inovadora desse modelo de curso, bem como a natureza das contribuições advindas do CEEC, evidenciando as inovações pretendidas em função da explicitação de parâmetros de análise. As percepções e análises realizadas se situam no nível da visão dos participantes enquanto grupo e as informações - obtidas informalmente - são de caráter cognitivo e afetivo, advindas de várias fontes: - documentos, depoimentos e observações “in loco”. Conclui que: a) as contribuições efetivas do CEEC situam-se e permanecem em nível mais geral de reflexão ou de elaboração intelectual da ação de ensino; b) a ação inovadora parece bloquear-se quando se projeta a prática efetiva, pois que, justamente aí, inconsistências e desarticulações surgem. Isto significa que se inovam as intenções de ensino, mas ainda não propriamente a prática de ensino, uma vez que esta parece exigir mais que reflexão e implica certos níveis de operacionalização conceituais que não parecem ter sido atingidos.
Palavras Chave
ensino de ciências; aperfeiçoamento de professores; curso de especialização.
ensino de ciências; aperfeiçoamento de professores; curso de especialização.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas