O aperfeiçoamento de professores em exercício no ensino de Ciências: a quem interessam os resultados

Título
O aperfeiçoamento de professores em exercício no ensino de Ciências: a quem interessam os resultados
Autor
Denise de Freitas
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1988
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Estudo de caso de cunho descritivo-analítico, trata de um Curso de Especialização em Ensino de Ciências (CEEC), ministrado numa Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo, em convênio com a CAPES/MEC. O Curso, concernente ao aperfeiçoamento de professores de Ciências em exercício, objetiva a projeção e implementação no ensino de 1o grau de propostas inovadoras de caráter metodológico e programático numa abordagem de pesquisa-ação. Configura o impacto da proposta inovadora desse modelo de curso, bem como a natureza das contribuições advindas do CEEC, evidenciando as inovações pretendidas em função da explicitação de parâmetros de análise. As percepções e análises realizadas se situam no nível da visão dos participantes enquanto grupo e as informações - obtidas informalmente - são de caráter cognitivo e afetivo, advindas de várias fontes: - documentos, depoimentos e observações “in loco”. Conclui que: a) as contribuições efetivas do CEEC situam-se e permanecem em nível mais geral de reflexão ou de elaboração intelectual da ação de ensino; b) a ação inovadora parece bloquear-se quando se projeta a prática efetiva, pois que, justamente aí, inconsistências e desarticulações surgem. Isto significa que se inovam as intenções de ensino, mas ainda não propriamente a prática de ensino, uma vez que esta parece exigir mais que reflexão e implica certos níveis de operacionalização conceituais que não parecem ter sido atingidos.
Palavras Chave
ensino de ciências; aperfeiçoamento de professores; curso de especialização.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas