Constituição de uma interface de inteligência artificial para a utilização do computador como instrumento de ensino.

Título
Constituição de uma interface de inteligência artificial para a utilização do computador como instrumento de ensino.
Educação
Autor
Josimar Miranda Ferreira
Orientação
José de Souza Nogueira
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho representa um esforço preliminar conjunto de educadores que acreditam ser de interesse de todos os educadores e de toda a sociedade, que a escola possa cumprir seu papel transformador, que leve à formação do homem integral. O Grupo de Pesquisa de Ensino de Física (GPEF/UFMT) tem se empenhado em desenvolver um Programa de Inteligência Artificial que, se supõe, pode interpretar a linguagem do aprendiz, detectando o momento de ocorrência da mudança conceitual e aprimorar sua estrutura cognitiva. São apresentados então aqui, os resultados preliminares obtidos na utilização desse programa de computador, que permite a confecção de desenhos simples através de uma interface de inteligência artificial que permite que objetos sejam criados a partir da digitação de frases no teclado por parte do aprendiz-usuário.
Palavras Chave
Ensino; Interface; Inteligência Artificial.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos