Conceitos de ensino e aprendizagem internalizados pelos licenciandos da área de Ciências da Natureza da UFPI.
Título
Conceitos de ensino e aprendizagem internalizados pelos licenciandos da área de Ciências da Natureza da UFPI.
Conceitos de ensino e aprendizagem internalizados pelos licenciandos da área de Ciências da Natureza da UFPI.
NO H
Autor
Lúcia Helena Bezerra Ferreira
Lúcia Helena Bezerra Ferreira
Orientação
Paulo Rômulo de Oliveira Frota
Paulo Rômulo de Oliveira Frota
Instituição
UFPI
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Teresina/PI
Teresina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
No presente estudo, tratamos de investigar a elaboração conceptual dos licenciandos dos cursos de Química, Biologia, Física e Matemática do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí - Campus Petrônio Portela em Teresina-PI. Para atender às exigências da temática, realizamos um estudo da evolução histórica dos conceitos de ensino e de aprendizagem de acordo com as teorias e tendências educacionais. Na investigação do problema de pesquisa, procuramos adotar também o pressuposto metodológico de análise do nível de elaboração conceitual, tendo como parâmetro a teoria de Vygotsky (2001) acerca da formação dos conceitos. Para identificar o estágio de elaboração conceptual em que se encontram os conceitos de ensino e de aprendizagem enunciados pelos licenciandos, decidimos aplicar um questionário com 07 perguntas abertas a 80 sujeitos e, ainda, realizamos entrevistas organizadas com seis perguntas semi-estruturadas, aplicadas com 25 alunos, sendo 08 do curso de Química, 07 do curso de Biologia, 04 do curso de Física e 06 do curso de Matemática. Pudemos constatar que os licenciandos se encontram em estágios diferenciados de elaboração conceitual, tendo em vista que suas enunciações foram construídas com base na experiência e vivência cotidiana; portanto eles atingiram o nível, o conceito científico. Deste modo, podemos afirmar que o conhecimento do estágio de elaboração conceitual é importante para sistematização de conhecimentos indispensáveis ao desempenho profissional e a um projeto de formação profissional mais eficaz.
No presente estudo, tratamos de investigar a elaboração conceptual dos licenciandos dos cursos de Química, Biologia, Física e Matemática do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí - Campus Petrônio Portela em Teresina-PI. Para atender às exigências da temática, realizamos um estudo da evolução histórica dos conceitos de ensino e de aprendizagem de acordo com as teorias e tendências educacionais. Na investigação do problema de pesquisa, procuramos adotar também o pressuposto metodológico de análise do nível de elaboração conceitual, tendo como parâmetro a teoria de Vygotsky (2001) acerca da formação dos conceitos. Para identificar o estágio de elaboração conceptual em que se encontram os conceitos de ensino e de aprendizagem enunciados pelos licenciandos, decidimos aplicar um questionário com 07 perguntas abertas a 80 sujeitos e, ainda, realizamos entrevistas organizadas com seis perguntas semi-estruturadas, aplicadas com 25 alunos, sendo 08 do curso de Química, 07 do curso de Biologia, 04 do curso de Física e 06 do curso de Matemática. Pudemos constatar que os licenciandos se encontram em estágios diferenciados de elaboração conceitual, tendo em vista que suas enunciações foram construídas com base na experiência e vivência cotidiana; portanto eles atingiram o nível, o conceito científico. Deste modo, podemos afirmar que o conhecimento do estágio de elaboração conceitual é importante para sistematização de conhecimentos indispensáveis ao desempenho profissional e a um projeto de formação profissional mais eficaz.
Palavras Chave
educação.
educação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores