A formação do professor de Biologia no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina: uma contribuição à reflexão.

Título
A formação do professor de Biologia no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina: uma contribuição à reflexão.
NÃO HÁ
Autor
Jimena Furlani
Orientação
Vera Lúcia Chacon Valença
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1993
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Apresenta um diagnóstico das características do professor de Biologia formado no Curso de Licenciatura da UFSC,bem como os aspectos da sua formação. Orienta-se na análise de dois aspectos básicos: a estrutura do curso e seu enfoque disciplinar, bem como o perfil do corpo docente que atua neste processo de formação. Utiliza referencial teórico baseado em Habermas que, por meio da teoria crítica em educação, define os conceitos de interdisciplinaridade, confrontando-os com o processo de fragmentação do conhecimento científico. Também se apóia em Gusdorf que apresenta seus conceitos de forma aplicada no ato pedagógico. Como prática metodológica para obtenção de dados, utiliza questionários dirigidos aos alunos de 4ª, 6ª, 7ª, e 8ª fases do Curso, licenciados atuando na área de ensino básico e professores do Departamento de Biologia, Departamento de Botânica e outros departamentos que participam da formação deste professor.
Palavras Chave
formação de professores, avaliação, docente.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas