O ensino de Física no município de Maringá (PR) - um estudo empírico de diagnóstico .

Título
O ensino de Física no município de Maringá (PR) - um estudo empírico de diagnóstico .
NÃO HÁ
Autor
Polonia Altoé Fusinato
Orientação
Fuad Daher Saad
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1985
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Descreve o desenvolvimento de um estudo-diagnóstico do distanciamento entre os ensinos ministrados no Município de Maringá (PR), no 2º e 3º graus em Física. O estudo consiste na implantação de um programa para o conhecimento empírico da situação de realidade deste ensino, sob avaliação de seus autores. Estuda o processo do desenvolvimento histórico da Região Geo-Educacional de Maringá. Mediante entrevistas, questionários e observações de aulas, analisa currículos desenvolvidos na Fundação Universidade Estadual de Maringá - FUEM, bem como os currículos desenvolvidos em escolas de 2º grau, oficiais e particulares, também do Município de Maringá, Compara os resultados com elementos de análise dos textos didáticos adotados no ensino de Física em Maringá e de aspectos da legislação em vigor (5540/68, 5692/71, 7042/82, etc.). Demonstra uma precária articulação do ensino de Física entre os níveis de 2º e 3º graus e, em contrapartida, a existência de regiões de semelhança nas atuações de professores nos dois níveis, e de interesses e expectativas de professores e alunos de Física em geral. Os dados levantados foram interpretados como sustentando prognóstico de solução para o problema apontado da desarticulação de ensino, assentados sobre estratégias de aproximação dos atores em exercício nos diferentes níveis de ensino. Formula propostas de intervenção sobre o problema em questão, consideradas compatíveis com estas estratégias.
Palavras Chave
ensino de física; Maringá; estudo-diagnóstico.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas