Panorama do curso de Física da USP no perfil de seus alunos: um estudo do desempenho acadêmico no período de 1989 a 1995

Título
Panorama do curso de Física da USP no perfil de seus alunos: um estudo do desempenho acadêmico no período de 1989 a 1995
NÃO HÁ
Autor
Polônia Altoé Fusinato
Orientação
Ernest Wofgang Hamburger
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Objetiva verificar a intensidade da evasão nos três primeiros semestres, identificar as disciplinas que oferecem maiores dificuldades ou pontos de acumulação, detectar os problemas vivenciados pelos alunos tanto de ordem pessoal como institucional. Investiga aspectos da evasão escolar, valendo-se de três estudos diferentes, desenvolvidos em ordem cronológica. O primeiro, busca verificar a evasão nos primeiros semestres do curso, analisando o desempenho dos alunos por meio dos créditos acumulados em cada semestre e relacionando este desempenho com a classificação no vestibular. Analisa ainda a performance dos alunos nas disciplinas dos três primeiros semestres, relacionando os resultados com a evasão. Obteve por questionário aplicado na matrícula de 1990, a opinião dos alunos o que permitiu a elaboração de um projeto de acompanhamento de alunos. Este projeto, relatado no estudo II, foi realizado em 1991 com os alunos matriculados nas disciplinas de 1o semestre do curso. Elabora um plano de ação envolvendo os docentes da disciplina e o grupo de acompanhamento (responsáveis pelo projeto). Desenvolve um conjunto de atividades paralelas às aulas normais, tais como aulas de reforço, listas de exercícios sobre unidades de conteúdo, palestras, visitas a exposições e laboratórios didáticos e de pesquisa. Estuda, ainda, a correlação entre as disciplinas entre si e com o vestibular (classificação, notas de Física e Matemática no vestibular), utilizando o modelo da correlação linear de Pearson. O estudo II mostra os resultados de três questionários aplicados no primeiro semestre de 1991, com a finalidade de obter, do aluno, informações sobre o andamento das disciplinas iniciais do curso. No terceiro estudo, retoma os ingressantes de 1989, decorridos cinco anos e meio de curso, complementando ainda com uma atualização sobre o número de formados, incluindo dados do 1o semestre de 1995. Os estudos fornecem dados que permitem traçar um quadro da evasão no Instituto de Física da Universidade de São Paulo no período estudado, sugerindo possíveis intervenções e soluções.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas