A Física no ensino técnico industrial federal: um retrato em formato A4.

Título
A Física no ensino técnico industrial federal: um retrato em formato A4.
Autor
Nilson Marcos Dias Garcia
Orientação
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Identifica de que forma e sob que condições a Física é ensinada nas escolas da Rede Federal de Ensino Técnico Industrial. Uma vez que as escolas pesquisadas têm-se voltado especialmente à formação de técnicos, aborda a questão da profissionalização no contexto escolar do 2o grau, utilizando como referência autores que discutem as finalidades desse grau de ensino. Realiza um aprofundamento da compreensão do papel que os conteúdos de Física desempenham no ensino das Escolas Federais voltadas à profissionalização, por intermédio de um estudo histórico, no qual são identificados e analisados os momentos e as condições em que essa disciplina foi sendo incorporada como componente curricular, desde a criação das Escolas de Aprendizes Artífices ( em 1909) até os dias de hoje. A partir de um levantamento, realizado junto a professores de Física dessas escolas, obtém informações relativas ao corpo docente, aos conteúdos ministrados e às atividades de laboratório, entre outras, que permitem uma caracterização das condições humanas e materiais que sustentam o processo de função de seu trabalho e de sua escola e quais são algumas de suas expectativas de mudança. Complementa com algumas reflexões sobre o significado de eficiência do ensino técnico, sobre a mudança da clientela por ele atendido, sobre a verticalização dos seus estudos, assim como sobre o enfoque que deve ser dado à Física nele ensinada.
Palavras Chave
Ensino de física; escola técnica; ensino profissionalizante.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor, Organização da Instituição Escolar, História do Ensino de Ciências