Saúde: como saber no 1º grau

Título
Saúde: como saber no 1º grau
Autor
Carmen Lúcia Lupi Monteiro Garcia
Orientação
Victor Vincent Valla
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1989
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Estuda os conteúdos sobre Saúde e a forma como são veiculados no ensino de 1o grau. Analisa duas coleções de livros didáticos de Ciências, uma de 1a a 4a série e outra de 5a a 8a série do 1o grau. Verifica como os conteúdos sobre Saúde são tratados nessas coleções. A seguir, observa como o livro texto de Ciências é utilizado por 16 professores de 1a a 8a série do 1o grau, fazendo registro de aulas desses professores. Por fim, realiza uma enquete mediante questionário aplicado a 132 alunos na faixa etária de 7 a 18 anos. Observa que os conteúdos sobre Saúde se apresentam na maioria das vezes de forma imperativa como ordens a serem cumpridas, não despertando interesse ao aluno e sem aplicação prática diante de suas condições de vida. Quanto à utilização dos conteúdos pelos professores em sala de aula, verifica que na sua maioria limitam-se a reproduzir o que o livro mostra, sem dar oportunidade de participação para o aluno e o que é pior, deixando-o com interrogações, já que nem o livro e nem o professor dão conta de suas expectativas. Ao questionar escolares quanto às necessidades de maiores informações sobre Saúde, constata que estão preocupados em esclarecer questões referentes às transformações do corpo, às diversas doenças que normalmente tem notícias, como AIDS, dengue, câncer. Outro ponto destacado pelos escolares diz respeito a novas atividades tais como, visitas a laboratórios, hospitais, conversas com profissionais da saúde, para dinamizar o ensino de saúde no 1o grau. Conclui que muito há para se fazer em relação ao ensino de saúde no 1o grau, na medida em que se impõe uma compreensão global do ser humano, em suas dimensões biológicas, psíquicas e sociais e ainda a busca de uma concepção de Saúde que seja orientada no sentido de melhor compreender o significado da vida.
Palavras Chave
saúde; livros didáticos; 1° grau

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos