Museus e Centros de Ciências: conceituação e proposta de um referencial teórico.
Título
Museus e Centros de Ciências: conceituação e proposta de um referencial teórico.
Museus e Centros de Ciências: conceituação e proposta de um referencial teórico.
Autor
Alberto Gaspar
Alberto Gaspar
Orientação
Ernst W. Hamburguer
Ernst W. Hamburguer
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1993
1993
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Avalia o papel dos Museus e dos Centros de Ciências no processo ensino-aprendizagem como complementação para a educação escolar formal. Apresenta um relato da história dos Museus, em particular no Brasil, desde sua origem até os dias atuais. Aponta as características que permitem classificar os Museus e Centros de Ciências como instituições de ensino informal. Expõe um panorama de pesquisas realizadas sobre alfabetização em Ciências nos Museus em diversos países. Relata estudos que investigam a aprendizagem, as características da exposição e das visitas, bem como formas de avaliação. Aponta a necessidade de um referencial teórico que valide os procedimentos pedagógicos específicos presentes nas atividades de ensino-aprendizagem, realizadas no ambiente informal dos Museus. Apoiando-se na teoria sócio-interacionista de Vygotsky, acusa a possibilidade da ocorrência efetiva de experiências realizadas no Centro Interdisciplinar de Ciências (CIC) de Cruzeiro. Conclui defendendo uma conceituação de Museu e Centro de Ciências que priorize a ação educacional e que contemple a educação informal, visando a alfabetização em Ciências, como forma de complementação e ampliação do conhecimento oferecido pelo ensino formal.
Avalia o papel dos Museus e dos Centros de Ciências no processo ensino-aprendizagem como complementação para a educação escolar formal. Apresenta um relato da história dos Museus, em particular no Brasil, desde sua origem até os dias atuais. Aponta as características que permitem classificar os Museus e Centros de Ciências como instituições de ensino informal. Expõe um panorama de pesquisas realizadas sobre alfabetização em Ciências nos Museus em diversos países. Relata estudos que investigam a aprendizagem, as características da exposição e das visitas, bem como formas de avaliação. Aponta a necessidade de um referencial teórico que valide os procedimentos pedagógicos específicos presentes nas atividades de ensino-aprendizagem, realizadas no ambiente informal dos Museus. Apoiando-se na teoria sócio-interacionista de Vygotsky, acusa a possibilidade da ocorrência efetiva de experiências realizadas no Centro Interdisciplinar de Ciências (CIC) de Cruzeiro. Conclui defendendo uma conceituação de Museu e Centro de Ciências que priorize a ação educacional e que contemple a educação informal, visando a alfabetização em Ciências, como forma de complementação e ampliação do conhecimento oferecido pelo ensino formal.
Palavras Chave
Museus e centros de ciências alfabetização em ciências ensino informal.
Museus e centros de ciências alfabetização em ciências ensino informal.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física, Geral
Física, Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar