Prática de ensino de Química: a voz do professor - uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundário do Distrito Federal.
Título
Prática de ensino de Química: a voz do professor - uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundário do Distrito Federal.
Prática de ensino de Química: a voz do professor - uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundário do Distrito Federal.
Autor
Ricardo Gauche
Ricardo Gauche
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Configura uma contribuição no sentido de se favorecerem mudanças na Metodologia de Ensino da Química, cujo conceito é explorado. Analisa a evolução da pesquisa educacional referente ao professor, mormente o de Química. Os paradigmas funcionais presentes na História pessoal do professor, contada através da sua voz, caracterizam a presente abordagem de pesquisa educacional. A voz do professor estudado permite analisar suas concepções declaradas, bem como as manifestas no contexto de sala de aula, no que este guarda de ações e interações. A articulação entre como o professor concebe o que pretende fazer e o que pensa estar fazendo, possibilita compreender aquelas concepções na perspectiva da sua metodologia de ensino.
Configura uma contribuição no sentido de se favorecerem mudanças na Metodologia de Ensino da Química, cujo conceito é explorado. Analisa a evolução da pesquisa educacional referente ao professor, mormente o de Química. Os paradigmas funcionais presentes na História pessoal do professor, contada através da sua voz, caracterizam a presente abordagem de pesquisa educacional. A voz do professor estudado permite analisar suas concepções declaradas, bem como as manifestas no contexto de sala de aula, no que este guarda de ações e interações. A articulação entre como o professor concebe o que pretende fazer e o que pensa estar fazendo, possibilita compreender aquelas concepções na perspectiva da sua metodologia de ensino.
Palavras Chave
Ensino de quimica
Ensino de quimica
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor
Conteúdo-Método, Características do Professor