O que é método científico - uma reflexão crítica sobre o método científico como subsídio para o ensino das ciências naturais.

Título
O que é método científico - uma reflexão crítica sobre o método científico como subsídio para o ensino das ciências naturais.
Autor
Fernando Gewandsznajder
Orientação
Sérgio Luiz de Castilho Fernandes
Instituição
FGV
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Ano
1987
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Ensinar ciência é, acima de tudo, ensinar o método científico e desenvolver a atitude crítica do estudante. Isto significa substituir a visão da ciência como uma coleção de fatos e teorias definitivamente estabelecidos, pela visão da ciência como um conhecimento racional - porque crítico, conjectural, provisório, sempre capaz de ser questionado e corrigido. Significa, também, opor à visão da ciência como uma representação completa e perfeita de fenômenos diretamente observáveis, a visão da ciência como uma reconstrução idealizada e parcial da realidade, que explica o visível pelo invisível. Nessa linha de raciocínio, devemos opor à idéia de uma observação pura e imparcial dos fatos, a idéia da observação guiada por hipóteses e teorias. Ensinar o método científico é questionar as idéias de que descobrimos e verificamos hipóteses através de procedimentos indutivos, substituindo-a pela idéia de que inventamos conjecturas ousadas, surgidas de nossa imaginação. Essas conjecturas, contudo, deverão ser testadas o mais severamente possível, através de tentativas de refutação que façam uso de experimentos controlados. No lugar da ilusória busca de teorias verificáveis, verdadeiras - ou pelo menos cada vez mais prováveis, devemos buscar teorias de maior refutabilidade, cada vez mais amplas, precisas, profundas, de maior grau de corroboração e, talvez, mais próximas da verdade. Finalmente, ensinar o método científico significa, também, criticar cada uma das visões alternativas de ciência, propondo novos critérios para avaliar hipóteses e teorias científicas. É desnecessário dizer que estes critérios, por sua vez, devem também ser criticados, visto que a ausência de discussão crítica e a aceitação passiva e dogmática de um conjunto de idéias ou teorias é a não-ciência, a pseudociência, enfim, a negação do espírito crítico e da racionalidade do homem.
Palavras Chave
método; científico; ensino de ciências.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Filosofia da Ciência