A aprendizagem por mudança conceitual: uma crítica ao Modelo PSHG.

Título
A aprendizagem por mudança conceitual: uma crítica ao Modelo PSHG.
Autor
Fernando Gewandsznajder
Orientação
Alda Judith Alves Mazzotti
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A teoria da aprendizagem por mudança conceitual se propõe a identificar os obstáculos à aprendizagem de conceitos e teorias científicas e a elaborar modelos que contribuam para a superação dessas dificuldades. Dentre os modelos hoje existentes, aquele ao qual a literatura tem atribuído maior relevância é conhecido como modelo PSHG (por ter sido proposto por Posner, Strike, Hewson e Gertzog). Esse modelo estabelece uma analogia entre os processos de mudança de paradigma no âmbito das ciências e os processos de mudança de concepções no pensamento individual. Assim, valendo-se das idéias de Kuhn, Lakatos e outros representantes da Nova Filosofia da Ciência acerca da evolução das teorias científicas, o modelo indica as condições necessárias para que o estudante substitua suas concepções, chamadas concepções alternativas, pelas concepções científicas. Este estudo submete o modelo PSHG a uma análise filosófica, clarificando o significado de certos conceitos e demonstrando que os princípios filosóficos utilizados pelo modelo são incompatíveis com o objetivo de promover uma mudança conceitual em bases racionais.
Palavras Chave
Aprendizagem filosofia ciencias

Classificações

Nível escolar
Geral
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Geral
Foco Temático
Formação de Conceitos