Avaliação de um currículo inovador de Física implementado com auxílio de microcomputado
Título
Avaliação de um currículo inovador de Física implementado com auxílio de microcomputado
Avaliação de um currículo inovador de Física implementado com auxílio de microcomputado
Autor
Flávia Rezende dos Santos
Flávia Rezende dos Santos
Orientação
Marcos da Fonseca Elia
Marcos da Fonseca Elia
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1988
1988
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Estudo realizado no contexto do Projeto EDUCOM - UFRJ, estando relacionado especificamente a dois de seus objetivos: Produção de Coursewares e Experimento Piloto em nível de 2o grau. Foi decisão da equipe de Física, elaborar além dos coursewares, uma proposta curricular inovadora com as seguintes características: a) ênfase à construção dos conceitos científicos; b) consideração às concepções alternativas dos estudantes sobre o mundo físico e às suas estratégias cognitivas; c) função prioritária dos coursewares é desequilibrar suas possíveis explanações alternativas; d) função instrucional realizada em discussões orientadas pelo professor; e) material de apoio aos professores. Compara um grupo experimental (currículo inovador com auxílio de microcomputador) e um grupo de controle (currículo tradicional) a partir dos seguintes dados: a) atitude dos estudantes com relação às categorias Conteúdo, Aplicabilidade, Professor e Sensações; b) estratégias cognitivas: pré e pós testes para verificação das estratégias de controle de variáveis e compensação de efeito entre dois fatores; c) desempenho em quatro testes de Física; d) observação de aulas teóricas (somente para o grupo experimental). Encontra evidência de que o novo currículo é relevante em termos de: tendência a uma atitude mais favorável por parte do grupo experimental em relação às categorias Professor e Aplicabilidade; melhora relativa significativa do grupo experimental na habilidade de controle de variáveis e em termos de desempenho, os escores médios obtidos de dois grupos experimentais diferentes nas quatro testagens sugerem que a presente proposta está ao nível das habilidades cognitivas dos estudantes. Faz recomendações com relação ao conteúdo abordado, a instrumentos utilizados, a futuras avaliações do currículo e sugere questões para novas pesquisas que podem contribuir para o progresso da Informática aplicada ao Ensino de Física no contexto educacional brasileiro.
Estudo realizado no contexto do Projeto EDUCOM - UFRJ, estando relacionado especificamente a dois de seus objetivos: Produção de Coursewares e Experimento Piloto em nível de 2o grau. Foi decisão da equipe de Física, elaborar além dos coursewares, uma proposta curricular inovadora com as seguintes características: a) ênfase à construção dos conceitos científicos; b) consideração às concepções alternativas dos estudantes sobre o mundo físico e às suas estratégias cognitivas; c) função prioritária dos coursewares é desequilibrar suas possíveis explanações alternativas; d) função instrucional realizada em discussões orientadas pelo professor; e) material de apoio aos professores. Compara um grupo experimental (currículo inovador com auxílio de microcomputador) e um grupo de controle (currículo tradicional) a partir dos seguintes dados: a) atitude dos estudantes com relação às categorias Conteúdo, Aplicabilidade, Professor e Sensações; b) estratégias cognitivas: pré e pós testes para verificação das estratégias de controle de variáveis e compensação de efeito entre dois fatores; c) desempenho em quatro testes de Física; d) observação de aulas teóricas (somente para o grupo experimental). Encontra evidência de que o novo currículo é relevante em termos de: tendência a uma atitude mais favorável por parte do grupo experimental em relação às categorias Professor e Aplicabilidade; melhora relativa significativa do grupo experimental na habilidade de controle de variáveis e em termos de desempenho, os escores médios obtidos de dois grupos experimentais diferentes nas quatro testagens sugerem que a presente proposta está ao nível das habilidades cognitivas dos estudantes. Faz recomendações com relação ao conteúdo abordado, a instrumentos utilizados, a futuras avaliações do currículo e sugere questões para novas pesquisas que podem contribuir para o progresso da Informática aplicada ao Ensino de Física no contexto educacional brasileiro.
Palavras Chave
avaliação currículo inovador física computador
avaliação currículo inovador física computador
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas