O processo de avaliação do desempenho escolar em Ciências no 1o grau (5a a 8a séries): uma análise sobre a percepção dos docentes e alunos.

Título
O processo de avaliação do desempenho escolar em Ciências no 1o grau (5a a 8a séries): uma análise sobre a percepção dos docentes e alunos.
Autor
José Amâncio Gomes
Orientação
Dácio Rodney Hartwig
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1991
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Estudo analítico-descritivo da percepção que os professores e os alunos da rede pública de ensino de 1o e de 2o graus têm do processo avaliatório no ensino de Ciências, bem como das condições em que esse processo é desenvolvido na prática. Participam da investigação 46 professores de Ciências e ou Biologia da rede de ensino de 1o e de 2o graus e 12O alunos de 5a a 8a séries do 1o grau, de escolas jurisdicionadas às Delegacias de Ensino de São José do Rio Preto. Para a coleta de dados utiliza um questionário composto de 16 itens para os professores e um de 10 itens para os alunos. Esses questionários eram compostos de perguntas abertas e fechadas, relacionadas com o objetivo do trabalho de pesquisa. Conclui que: a) existe uma preocupação dos órgãos da Secretaria da Educação, para com o problema da Avaliação; b) existe um hiato entre os órgãos centrais da SE- Secretaria da Educação e os professores em sala de aula; c) a maioria dos professores em atuação, têm algum conhecimento dos principais pressupostos teóricos que embasam a Avaliação, embora não os coloquem em prática; d) a literatura sobre o assunto é bastante grande, entretanto especificamente na área de Ciências - ela é bem escassa; e) os alunos, em sua maioria, concordam com o tipo de Avaliação ao qual estão sendo submetidos, preocupados que estão com a memorização e reprodução dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula e; f) alunos e professores têm dificuldades em entender a Avaliação como um componente do processo ensino-aprendizagem, não a identificando em sua dimensão de retro-alimentadora do trabalho em sala de aula. Traz recomendações sobre a Avaliação e estudos posteriores são indicados para pesquisa.
Palavras Chave
Ensino de Ciências, Ciências Naturais

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas