O conhecimento físico nas primeiras séries do primeiro grau.

Título
O conhecimento físico nas primeiras séries do primeiro grau.
Autor
Maria Elisa Rezende Gonçalves
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1991
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Trata de algumas conseqüências da teoria piagetiana para o ensino de ciências, com ênfase na relação entre psicogênese e aprendizagem. Elabora atividades para as séries iniciais do 1o grau, envolvendo conhecimento físico e tomando como referencial a interpretação piagetiana acerca do desenvolvimento intelectual, bem como as idéias de dois educadores piagetianos, Kamii e DeVries. Aplica e avalia quatro atividades com alunos das 2as e 3as séries do 1o grau sobre determinado fenômeno físico, explicitando as verbalizações e ações dos alunos. Conclui que as atividades propiciaram a produção de ações variadas, existindo níveis na ação das crianças durante a experimentação, bem como que os alunos investigados são capazes de estabelecer relações causais.
Palavras Chave
Metodologia de ensino de ciências; teorias de ensino; pesquisa e

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método