O conhecimento físico nas primeiras séries do primeiro grau.
Título
O conhecimento físico nas primeiras séries do primeiro grau.
O conhecimento físico nas primeiras séries do primeiro grau.
Autor
Maria Elisa Rezende Gonçalves
Maria Elisa Rezende Gonçalves
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Trata de algumas conseqüências da teoria piagetiana para o ensino de ciências, com ênfase na relação entre psicogênese e aprendizagem. Elabora atividades para as séries iniciais do 1o grau, envolvendo conhecimento físico e tomando como referencial a interpretação piagetiana acerca do desenvolvimento intelectual, bem como as idéias de dois educadores piagetianos, Kamii e DeVries. Aplica e avalia quatro atividades com alunos das 2as e 3as séries do 1o grau sobre determinado fenômeno físico, explicitando as verbalizações e ações dos alunos. Conclui que as atividades propiciaram a produção de ações variadas, existindo níveis na ação das crianças durante a experimentação, bem como que os alunos investigados são capazes de estabelecer relações causais.
Trata de algumas conseqüências da teoria piagetiana para o ensino de ciências, com ênfase na relação entre psicogênese e aprendizagem. Elabora atividades para as séries iniciais do 1o grau, envolvendo conhecimento físico e tomando como referencial a interpretação piagetiana acerca do desenvolvimento intelectual, bem como as idéias de dois educadores piagetianos, Kamii e DeVries. Aplica e avalia quatro atividades com alunos das 2as e 3as séries do 1o grau sobre determinado fenômeno físico, explicitando as verbalizações e ações dos alunos. Conclui que as atividades propiciaram a produção de ações variadas, existindo níveis na ação das crianças durante a experimentação, bem como que os alunos investigados são capazes de estabelecer relações causais.
Palavras Chave
Metodologia de ensino de ciências; teorias de ensino; pesquisa e
Metodologia de ensino de ciências; teorias de ensino; pesquisa e
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método