Tipos de representações mentais: modelos, proposições e imagens; utilizadas por estudantes de Física Geral sobre o conceito de campo eletromagnético.
Título
Tipos de representações mentais: modelos, proposições e imagens; utilizadas por estudantes de Física Geral sobre o conceito de campo eletromagnético.
Tipos de representações mentais: modelos, proposições e imagens; utilizadas por estudantes de Física Geral sobre o conceito de campo eletromagnético.
Autor
Ileana Greca
Ileana Greca
Orientação
Marco Antônio Moreira
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Investiga os níveis de representação mental do conceito de campo, em particular no Eletromagnetismo, tomando como referencial a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Trabalha com dois grupos: estudantes de Física Geral de um curso de Engenharia e físicos profissionais ou pós-graduandos em Física. Os dados relativos ao primeiro grupo foram coletados através de entrevistas não-clínicas, observações em sala de aula e laboratório, provas formais e elaboração de mapas conceituais. Com o segundo grupo, foram feitas somente entrevistas não-clínicas. Analisa os dados qualitativamente, para determinar os níveis de representações e respectiva categorização, e quantitativamente, para determinar o grau de correlação entre esses níveis e o desempenho escolar. Os resultados sugerem que os profissionais ou pós-graduandos usam modelos mentais proposicionais e/ou analógicos, enquanto a maioria dos estudantes de graduação opera majoritariamente com definições e fórmulas não relacionadas com modelos mentais dos conceitos envolvidos. Isto evidencia uma organização insuficiente do conhecimento no pensamento destes estudantes e explica as dificuldades que manifestam ao interpretar situações e teorias da Física.
Investiga os níveis de representação mental do conceito de campo, em particular no Eletromagnetismo, tomando como referencial a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Trabalha com dois grupos: estudantes de Física Geral de um curso de Engenharia e físicos profissionais ou pós-graduandos em Física. Os dados relativos ao primeiro grupo foram coletados através de entrevistas não-clínicas, observações em sala de aula e laboratório, provas formais e elaboração de mapas conceituais. Com o segundo grupo, foram feitas somente entrevistas não-clínicas. Analisa os dados qualitativamente, para determinar os níveis de representações e respectiva categorização, e quantitativamente, para determinar o grau de correlação entre esses níveis e o desempenho escolar. Os resultados sugerem que os profissionais ou pós-graduandos usam modelos mentais proposicionais e/ou analógicos, enquanto a maioria dos estudantes de graduação opera majoritariamente com definições e fórmulas não relacionadas com modelos mentais dos conceitos envolvidos. Isto evidencia uma organização insuficiente do conhecimento no pensamento destes estudantes e explica as dificuldades que manifestam ao interpretar situações e teorias da Física.
Palavras Chave
Modelos mentais; campo eletromagnético; representações mentais; imagens; proposições.
Modelos mentais; campo eletromagnético; representações mentais; imagens; proposições.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno
Formação de Conceitos, Características do Aluno