Análise de conteúdo de livros didáticos de Ciências: os termos químicos apresentados e suas representações possíveis

Título
Análise de conteúdo de livros didáticos de Ciências: os termos químicos apresentados e suas representações possíveis
Autor
Maurício Ferreira Guedes
Orientação
Olga Molina
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1992
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Procura demonstrar que os livros didáticos de Ciências mais utilizados no Brasil, no período de l988 a 1992, utilizam um extenso vocabulário de Química cuja compreensão por parte do aluno se encontra, de acordo com os relatos daqueles que já terminaram o 1o grau, ainda distante do que o livro apresenta. Reúne as idéias oriundas da revisão teórica da análise de conteúdo e do construtivismo piagetiano, afins com a principal questão: a quantidade e a qualidade dos temas químicos apresentados no livro didático. Aborda a metodologia utilizada na análise de conteúdo das coleções escolhidas de 1a a 4a série e de 5a a 8a série do 1o grau, assim como a metodologia aplicada às entrevistas clínicas realizadas com alunos da 1a série do 2o grau de diferentes colégios. Apresenta o conteúdo dos livros didáticos na forma de um perfil de categorias de termos químicos, bem como as representações dos alunos entrevistados ressaltando, para determinadas explicações, alguns pontos a considerar segundo uma visão construtivista piagetiana. Dentro de alguns limites estabelecidos, procede à análise de conteúdo de três coleções didáticas, as mais vendidas, e também tem acesso às representações construídas pelos alunos entrevistados a partir dos termos químicos presentes nestas mesmas coleções, ao longo do 1o grau. Conclui que a quantidade e a qualidade dos termos químicos apresentados pelo livro didático não se vêem refletidas no discurso dos alunos entrevistados.
Palavras Chave
livros didáticos; termos químicos; representa;

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos