Análise de conteúdo de livros didáticos de Ciências: os termos químicos apresentados e suas representações possíveis
Título
Análise de conteúdo de livros didáticos de Ciências: os termos químicos apresentados e suas representações possíveis
Análise de conteúdo de livros didáticos de Ciências: os termos químicos apresentados e suas representações possíveis
Autor
Maurício Ferreira Guedes
Maurício Ferreira Guedes
Orientação
Olga Molina
Olga Molina
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1992
1992
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Procura demonstrar que os livros didáticos de Ciências mais utilizados no Brasil, no período de l988 a 1992, utilizam um extenso vocabulário de Química cuja compreensão por parte do aluno se encontra, de acordo com os relatos daqueles que já terminaram o 1o grau, ainda distante do que o livro apresenta. Reúne as idéias oriundas da revisão teórica da análise de conteúdo e do construtivismo piagetiano, afins com a principal questão: a quantidade e a qualidade dos temas químicos apresentados no livro didático. Aborda a metodologia utilizada na análise de conteúdo das coleções escolhidas de 1a a 4a série e de 5a a 8a série do 1o grau, assim como a metodologia aplicada às entrevistas clínicas realizadas com alunos da 1a série do 2o grau de diferentes colégios. Apresenta o conteúdo dos livros didáticos na forma de um perfil de categorias de termos químicos, bem como as representações dos alunos entrevistados ressaltando, para determinadas explicações, alguns pontos a considerar segundo uma visão construtivista piagetiana. Dentro de alguns limites estabelecidos, procede à análise de conteúdo de três coleções didáticas, as mais vendidas, e também tem acesso às representações construídas pelos alunos entrevistados a partir dos termos químicos presentes nestas mesmas coleções, ao longo do 1o grau. Conclui que a quantidade e a qualidade dos termos químicos apresentados pelo livro didático não se vêem refletidas no discurso dos alunos entrevistados.
Procura demonstrar que os livros didáticos de Ciências mais utilizados no Brasil, no período de l988 a 1992, utilizam um extenso vocabulário de Química cuja compreensão por parte do aluno se encontra, de acordo com os relatos daqueles que já terminaram o 1o grau, ainda distante do que o livro apresenta. Reúne as idéias oriundas da revisão teórica da análise de conteúdo e do construtivismo piagetiano, afins com a principal questão: a quantidade e a qualidade dos temas químicos apresentados no livro didático. Aborda a metodologia utilizada na análise de conteúdo das coleções escolhidas de 1a a 4a série e de 5a a 8a série do 1o grau, assim como a metodologia aplicada às entrevistas clínicas realizadas com alunos da 1a série do 2o grau de diferentes colégios. Apresenta o conteúdo dos livros didáticos na forma de um perfil de categorias de termos químicos, bem como as representações dos alunos entrevistados ressaltando, para determinadas explicações, alguns pontos a considerar segundo uma visão construtivista piagetiana. Dentro de alguns limites estabelecidos, procede à análise de conteúdo de três coleções didáticas, as mais vendidas, e também tem acesso às representações construídas pelos alunos entrevistados a partir dos termos químicos presentes nestas mesmas coleções, ao longo do 1o grau. Conclui que a quantidade e a qualidade dos termos químicos apresentados pelo livro didático não se vêem refletidas no discurso dos alunos entrevistados.
Palavras Chave
livros didáticos; termos químicos; representa;
livros didáticos; termos químicos; representa;
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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