O descaso em relação à educação sexual na escola: estudo de manifestações de futuras professoras de 1a à 4a séries do 1o grau.
Título
O descaso em relação à educação sexual na escola: estudo de manifestações de futuras professoras de 1a à 4a séries do 1o grau.
O descaso em relação à educação sexual na escola: estudo de manifestações de futuras professoras de 1a à 4a séries do 1o grau.
Autor
Carmen Regina Parisotto Guimarães
Carmen Regina Parisotto Guimarães
Orientação
Maria das Graças Nicoletti Mizukami
Maria das Graças Nicoletti Mizukami
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1992
1992
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Considera para a análise 333 sujeitos de duas escolas públicas, que realizavam o curso de 2o grau na habilitação Magistério, na cidade de São Carlos-SP, no 1o semestre de 1991. Procura captar as representações que estas futuras professoras primárias têm da própria sexualidade, da sexualidade infantil e da orientação sexual na escola. Procede a um estudo analítico-descritivo das manifestações destas alunas expressas em questionários, com questões abertas e fechadas, e entrevistas. Faz análises quantitativas envolvendo variáveis consideradas relevantes e análises qualitativas, pelo agrupamento das respostas em classes que contivessem idéias afins. Os resultados evidenciam que as alunas de Magistério: a) apresentam contradição entre o que pensam e o que fazem nos aspectos referentes à própria sexualidade e à sexualidade infantil; b) vêem a sexualidade como uma questão individual, sem vínculo com a questão política; c) apresentam grande desinformação e têm dificuldade de acesso a fontes de informações confiáveis sobre sexo; d) desconsideram o falar eventual de sexo na escola como orientação sexual; e) mostram coincidência de características entre o orientador sexual ideal e os profissionais existentes nas escolas; f) reconhecem-se como elementos capazes de contribuir para a orientação sexual de seus alunos; g) manifestam-se a favor de sempre responder a verdade, quando indagadas a respeito de questões sexuais; h) tomam atitudes normalmente inadequadas, castradoras ou não sabem como reagir frente a situações teóricas que envolvem a sexualidade infantil, contradizendo o item (f); i) apresentam a prática religiosa como a variável com maior número de diferenças significativas nas questões propostas. Procura mesclar aos resultados uma reflexão sobre a prática educacional, oferecendo elementos para se entender e propor formas alternativas de orientação sexual escolar.
Considera para a análise 333 sujeitos de duas escolas públicas, que realizavam o curso de 2o grau na habilitação Magistério, na cidade de São Carlos-SP, no 1o semestre de 1991. Procura captar as representações que estas futuras professoras primárias têm da própria sexualidade, da sexualidade infantil e da orientação sexual na escola. Procede a um estudo analítico-descritivo das manifestações destas alunas expressas em questionários, com questões abertas e fechadas, e entrevistas. Faz análises quantitativas envolvendo variáveis consideradas relevantes e análises qualitativas, pelo agrupamento das respostas em classes que contivessem idéias afins. Os resultados evidenciam que as alunas de Magistério: a) apresentam contradição entre o que pensam e o que fazem nos aspectos referentes à própria sexualidade e à sexualidade infantil; b) vêem a sexualidade como uma questão individual, sem vínculo com a questão política; c) apresentam grande desinformação e têm dificuldade de acesso a fontes de informações confiáveis sobre sexo; d) desconsideram o falar eventual de sexo na escola como orientação sexual; e) mostram coincidência de características entre o orientador sexual ideal e os profissionais existentes nas escolas; f) reconhecem-se como elementos capazes de contribuir para a orientação sexual de seus alunos; g) manifestam-se a favor de sempre responder a verdade, quando indagadas a respeito de questões sexuais; h) tomam atitudes normalmente inadequadas, castradoras ou não sabem como reagir frente a situações teóricas que envolvem a sexualidade infantil, contradizendo o item (f); i) apresentam a prática religiosa como a variável com maior número de diferenças significativas nas questões propostas. Procura mesclar aos resultados uma reflexão sobre a prática educacional, oferecendo elementos para se entender e propor formas alternativas de orientação sexual escolar.
Palavras Chave
megafauna; taxocenose de poliquetas
megafauna; taxocenose de poliquetas
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno