O descaso em relação à educação sexual na escola: estudo de manifestações de futuras professoras de 1a à 4a séries do 1o grau.

Título
O descaso em relação à educação sexual na escola: estudo de manifestações de futuras professoras de 1a à 4a séries do 1o grau.
Autor
Carmen Regina Parisotto Guimarães
Orientação
Maria das Graças Nicoletti Mizukami
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1992
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Considera para a análise 333 sujeitos de duas escolas públicas, que realizavam o curso de 2o grau na habilitação Magistério, na cidade de São Carlos-SP, no 1o semestre de 1991. Procura captar as representações que estas futuras professoras primárias têm da própria sexualidade, da sexualidade infantil e da orientação sexual na escola. Procede a um estudo analítico-descritivo das manifestações destas alunas expressas em questionários, com questões abertas e fechadas, e entrevistas. Faz análises quantitativas envolvendo variáveis consideradas relevantes e análises qualitativas, pelo agrupamento das respostas em classes que contivessem idéias afins. Os resultados evidenciam que as alunas de Magistério: a) apresentam contradição entre o que pensam e o que fazem nos aspectos referentes à própria sexualidade e à sexualidade infantil; b) vêem a sexualidade como uma questão individual, sem vínculo com a questão política; c) apresentam grande desinformação e têm dificuldade de acesso a fontes de informações confiáveis sobre sexo; d) desconsideram o falar eventual de sexo na escola como orientação sexual; e) mostram coincidência de características entre o orientador sexual ideal e os profissionais existentes nas escolas; f) reconhecem-se como elementos capazes de contribuir para a orientação sexual de seus alunos; g) manifestam-se a favor de sempre responder a verdade, quando indagadas a respeito de questões sexuais; h) tomam atitudes normalmente inadequadas, castradoras ou não sabem como reagir frente a situações teóricas que envolvem a sexualidade infantil, contradizendo o item (f); i) apresentam a prática religiosa como a variável com maior número de diferenças significativas nas questões propostas. Procura mesclar aos resultados uma reflexão sobre a prática educacional, oferecendo elementos para se entender e propor formas alternativas de orientação sexual escolar.
Palavras Chave
megafauna; taxocenose de poliquetas

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno