O fazer ciência: um caminho para a educação
Título
O fazer ciência: um caminho para a educação
O fazer ciência: um caminho para a educação
Autor
Eliane Mendes Guimarães
Eliane Mendes Guimarães
Orientação
Lais Maria Borges de Mourão Sá
Lais Maria Borges de Mourão Sá
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Educação
Educação
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Estudo que surge da experiência vivida em educação, como uma parte separada da sociedade e a necessidade sentida de integrar os conteúdos de Ciências desenvolvidos em sala de aula, no dia-a-dia da criança e em sua comunidade. Nessa busca encontra um caminho que leva à visão da unicidade que permeia o universo e rompe as barreiras criadas pelo ser humano. Barreiras essas que estruturam a forma de pensar vigente e de construir o mundo, de modo fragmentado, com uma percepção de partes isoladas. A partir de um tecer de conceitos, idéias e vivências, apresenta uma proposta de ensino de Ciências calcada na visão de Educação Ambiental de caráter holístico. Traz uma união entre escola, educação, sociedade, ser humano, natureza e o viver. Para isso, busca as mais recentes discussões sobre a visão holística de mundo e percepção do todo trazida pela psicologia de Jung. A análise da experiência vivida em sala de aula mostra a importância da integração da criança como um todo em seu meio ambiente e o papel que a escola exerce nesse processo de construção de uma sociedade com visão holística.
Estudo que surge da experiência vivida em educação, como uma parte separada da sociedade e a necessidade sentida de integrar os conteúdos de Ciências desenvolvidos em sala de aula, no dia-a-dia da criança e em sua comunidade. Nessa busca encontra um caminho que leva à visão da unicidade que permeia o universo e rompe as barreiras criadas pelo ser humano. Barreiras essas que estruturam a forma de pensar vigente e de construir o mundo, de modo fragmentado, com uma percepção de partes isoladas. A partir de um tecer de conceitos, idéias e vivências, apresenta uma proposta de ensino de Ciências calcada na visão de Educação Ambiental de caráter holístico. Traz uma união entre escola, educação, sociedade, ser humano, natureza e o viver. Para isso, busca as mais recentes discussões sobre a visão holística de mundo e percepção do todo trazida pela psicologia de Jung. A análise da experiência vivida em sala de aula mostra a importância da integração da criança como um todo em seu meio ambiente e o papel que a escola exerce nesse processo de construção de uma sociedade com visão holística.
Palavras Chave
educação; ciências; meio ambiente
educação; ciências; meio ambiente
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental, Geral
Educação Ambiental, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas