Concepções "prévias" x concepções "oficiais" na Física do 2o grau.

Título
Concepções "prévias" x concepções "oficiais" na Física do 2o grau.
Autor
Luiz Alberto Mendes Guimarães
Orientação
Balina Bello Lima
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1987
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Trata da grande distância que se observa entre a Física do estudante - resultado da escolarização - e a “Física curricular”- o conjunto de conhecimentos que o professor espera que seus alunos aprendam - no curso de 2o grau, particularizado para o problema de movimento. Aspectos gerais do ensino de 2o grau são analisados e em particular aspectos cruciais do ensino de Física, tais como o formalismo o uso do laboratório e os conteúdos. Propõe uma metodologia que, tendo como ponto de partida as concepções prévias dos alunos, tenha como meta que eles atinjam a compreensão da visão inercial do movimento. Parte do reconhecimento daquilo que o aluno já traz ao ingressar num curso formal de Física. Tem como fundamentos práticos uma postura ativa, centrada no aluno e diretiva, no sentido em que reconhece e valoriza o papel dos conteúdos de ensino. Descreve e exemplifica a aplicação da metodologia durante um semestre em duas turmas de 2a série do 2o grau, comparando os resultados obtidos por essas turmas com os apresentados por grupos de escolaridade equivalente e também de universitários. Discute as implicações decorrentes para o ensino de Física.
Palavras Chave
física; currículo; ensino; concepções.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos