Concepções "prévias" x concepções "oficiais" na Física do 2o grau.
Título
Concepções "prévias" x concepções "oficiais" na Física do 2o grau.
Concepções "prévias" x concepções "oficiais" na Física do 2o grau.
Autor
Luiz Alberto Mendes Guimarães
Luiz Alberto Mendes Guimarães
Orientação
Balina Bello Lima
Balina Bello Lima
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1987
1987
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Trata da grande distância que se observa entre a Física do estudante - resultado da escolarização - e a “Física curricular”- o conjunto de conhecimentos que o professor espera que seus alunos aprendam - no curso de 2o grau, particularizado para o problema de movimento. Aspectos gerais do ensino de 2o grau são analisados e em particular aspectos cruciais do ensino de Física, tais como o formalismo o uso do laboratório e os conteúdos. Propõe uma metodologia que, tendo como ponto de partida as concepções prévias dos alunos, tenha como meta que eles atinjam a compreensão da visão inercial do movimento. Parte do reconhecimento daquilo que o aluno já traz ao ingressar num curso formal de Física. Tem como fundamentos práticos uma postura ativa, centrada no aluno e diretiva, no sentido em que reconhece e valoriza o papel dos conteúdos de ensino. Descreve e exemplifica a aplicação da metodologia durante um semestre em duas turmas de 2a série do 2o grau, comparando os resultados obtidos por essas turmas com os apresentados por grupos de escolaridade equivalente e também de universitários. Discute as implicações decorrentes para o ensino de Física.
Trata da grande distância que se observa entre a Física do estudante - resultado da escolarização - e a “Física curricular”- o conjunto de conhecimentos que o professor espera que seus alunos aprendam - no curso de 2o grau, particularizado para o problema de movimento. Aspectos gerais do ensino de 2o grau são analisados e em particular aspectos cruciais do ensino de Física, tais como o formalismo o uso do laboratório e os conteúdos. Propõe uma metodologia que, tendo como ponto de partida as concepções prévias dos alunos, tenha como meta que eles atinjam a compreensão da visão inercial do movimento. Parte do reconhecimento daquilo que o aluno já traz ao ingressar num curso formal de Física. Tem como fundamentos práticos uma postura ativa, centrada no aluno e diretiva, no sentido em que reconhece e valoriza o papel dos conteúdos de ensino. Descreve e exemplifica a aplicação da metodologia durante um semestre em duas turmas de 2a série do 2o grau, comparando os resultados obtidos por essas turmas com os apresentados por grupos de escolaridade equivalente e também de universitários. Discute as implicações decorrentes para o ensino de Física.
Palavras Chave
física; currículo; ensino; concepções.
física; currículo; ensino; concepções.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos