Uma experiência para o ensino de Ciências levando em conta a realidade sócio-cultural do Nordeste brasileiro.

Título
Uma experiência para o ensino de Ciências levando em conta a realidade sócio-cultural do Nordeste brasileiro.
Autor
José Maria Gurgel
Orientação
Ubiratan D Ambrósio
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da
Ano
1983
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Analisa aspectos conjunturais do ensino de Ciências no país e os desdobramentos que afetam este ensino na região polarizada de Cajazeiras, situada na região do Alto Sertão da Paraíba. Apresenta uma proposta de solução para os mais diversos problemas constantes no ensino de Ciências da região, a partir da descrição de um curso oferecido para 69 alunos-mestres, oriundos dos mais diversos estados nordestinos, executado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, no período de julho de 1977 a fevereiro de 1979. A proposta aponta um tipo de ensino de Ciências voltado, principalmente, para o meio ambiente das diversas regiões interioranas do Nordeste, levando em consideração a realidade de diferentes comunidades, onde a experiência se multiplicou por intermédio dos alunos do curso, que, paralelamente, exerciam atividades docentes naquelas localidades.
Palavras Chave
ensino de ciências; sócio-cultural; nordeste; Cajazeiras.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas