Química na educação de adultos : uma proposta de articulação do conteúdo escolar do Centro Supletivo com o conteúdo de cotidiano.

Título
Química na educação de adultos : uma proposta de articulação do conteúdo escolar do Centro Supletivo com o conteúdo de cotidiano.
Autor
Sônia Maria Chaves Haracemiv
Orientação
Maria Oly Pey
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1994
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de Química no Centro de Estudos Supletivos, cuja clientela é constituída por alunos trabalhadores. Toma um embasamento teórico respalda na idéia de alfabetização e na pedagogia crítica de Paulo Freire. O problema centra-se na dicotomia entre o conhecimento prévio do aluno (senso comum mais conhecimento escolarizado recebido anteriormente) e novos conhecimentos a serem trabalhados. A análise para superar esta dificuldade resultou numa proposta de instrumentalização do ensino que permite ao aluno pensar criticamente o seu cotidiano.
Palavras Chave
Educação de adultos; ensino de química; ciências pedagógica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Currículos e Programas