Concepções espontâneas como ponto de partida para o ensino: um estudo quase experimental em ótica geométrica.
Título
Concepções espontâneas como ponto de partida para o ensino: um estudo quase experimental em ótica geométrica.
Concepções espontâneas como ponto de partida para o ensino: um estudo quase experimental em ótica geométrica.
Autor
João Batista Siqueira Harres
João Batista Siqueira Harres
Orientação
Maria Emília Amaral Engers
Maria Emília Amaral Engers
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1990
1990
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Procura verificar se um planejamento de ensino que tenha como ponto de partida as concepções espontâneas dos alunos resulta em uma aprendizagem mais eficiente. O estudo foi desenvolvido no ensino de Física usando a Ótica Geométrica como tópico. Elabora um teste de lápis e papel para detectar as concepções espontâneas em foco neste trabalho. Antes da aplicação do referido teste na amostra selecionada, a sua validação foi verificada em aplicações e pela análise de especialistas. Elabora materiais instrucionais distintos, validados por especialistas e aplicados em dois grupos equivalentes de estudantes de Química da 3a série do 2o grau. Para o primeiro grupo, o de controle, o material instrucional não fez nenhuma referência às concepções espontâneas dos estudantes. Enquanto que, para o segundo, o grupo experimental, foi a partir das concepções espontâneas que o processo ensino-aprendizagem teve início. Para os dois grupos, o teste foi aplicado antes e depois das atividades. Os resultados indicam uma diferença significativa em favor do grupo experimental e sugerem que as concepções espontâneas podem favorecer em muito a aprendizagem em Física quando usadas como ponto de partida para as atividades instrucionais.
Procura verificar se um planejamento de ensino que tenha como ponto de partida as concepções espontâneas dos alunos resulta em uma aprendizagem mais eficiente. O estudo foi desenvolvido no ensino de Física usando a Ótica Geométrica como tópico. Elabora um teste de lápis e papel para detectar as concepções espontâneas em foco neste trabalho. Antes da aplicação do referido teste na amostra selecionada, a sua validação foi verificada em aplicações e pela análise de especialistas. Elabora materiais instrucionais distintos, validados por especialistas e aplicados em dois grupos equivalentes de estudantes de Química da 3a série do 2o grau. Para o primeiro grupo, o de controle, o material instrucional não fez nenhuma referência às concepções espontâneas dos estudantes. Enquanto que, para o segundo, o grupo experimental, foi a partir das concepções espontâneas que o processo ensino-aprendizagem teve início. Para os dois grupos, o teste foi aplicado antes e depois das atividades. Os resultados indicam uma diferença significativa em favor do grupo experimental e sugerem que as concepções espontâneas podem favorecer em muito a aprendizagem em Física quando usadas como ponto de partida para as atividades instrucionais.
Palavras Chave
Ensino; ótica; geométrica; concepções.
Ensino; ótica; geométrica; concepções.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno