Componentes metodológicos como estratégia para a aprendizagem significativa no ensino da Química.
Título
Componentes metodológicos como estratégia para a aprendizagem significativa no ensino da Química.
Componentes metodológicos como estratégia para a aprendizagem significativa no ensino da Química.
Autor
Dácio Rodney Hartwig
Dácio Rodney Hartwig
Orientação
Pedro L.O. Volpe
Pedro L.O. Volpe
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Matemática, Estatística e Computação
Instituto de Matemática, Estatística e Computação
Ano
1981
1981
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Elabora, aplica e avalia um texto didático de eletroquímica destinado a alunos do 2o grau. Verifica a eficiência do material na transmissão do conteúdo e obtém dados para possíveis reformulações. O texto, embora elaborado a partir de experiências acumuladas no magistério, encontra fundamentos nas principais teorias de ensino e aprendizagem. A aplicação ocorre em um dos colégios da cidade de São Carlos (SP), durante seis semanas. Participam do experimento setenta (70) alunos do período diurno, pertencentes ao 3º ano colegial do setor secundário. A média de idade está concentrada entre 17 e 18 anos. Faz um delineamento de pesquisa do tipo pré e pós-teste, sem grupo de controle. Após considerações sobre os dados obtidos, opta por um teste estatístico não paramétrico: o teste do sinal de Wilcoxon para grandes amostras. O resultado da avaliação, baseado no rendimento dos alunos e questionário, indica a viabilidade do material, havendo, entretanto, a necessidade de algumas reformulações. Sugere que os componentes metodológicos de ensino utilizados no texto sejam generalizados para outras disciplinas, além de Química.
Elabora, aplica e avalia um texto didático de eletroquímica destinado a alunos do 2o grau. Verifica a eficiência do material na transmissão do conteúdo e obtém dados para possíveis reformulações. O texto, embora elaborado a partir de experiências acumuladas no magistério, encontra fundamentos nas principais teorias de ensino e aprendizagem. A aplicação ocorre em um dos colégios da cidade de São Carlos (SP), durante seis semanas. Participam do experimento setenta (70) alunos do período diurno, pertencentes ao 3º ano colegial do setor secundário. A média de idade está concentrada entre 17 e 18 anos. Faz um delineamento de pesquisa do tipo pré e pós-teste, sem grupo de controle. Após considerações sobre os dados obtidos, opta por um teste estatístico não paramétrico: o teste do sinal de Wilcoxon para grandes amostras. O resultado da avaliação, baseado no rendimento dos alunos e questionário, indica a viabilidade do material, havendo, entretanto, a necessidade de algumas reformulações. Sugere que os componentes metodológicos de ensino utilizados no texto sejam generalizados para outras disciplinas, além de Química.
Palavras Chave
ensino de química; método; conteúdo.
ensino de química; método; conteúdo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos