Uma estrutura para as operações fatoriais e a tendência da utilização de fórmulas matemáticas: um estudo exploratório.

Título
Uma estrutura para as operações fatoriais e a tendência da utilização de fórmulas matemáticas: um estudo exploratório.
Autor
Dácio Rodney Hartwig
Orientação
Ubiratan D Ambrósio
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1988
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Trata de três estudos principais, onde o primeiro, propõe e analisa uma estrutura de questões, supostamente hierarquizadas, cuja finalidade é verificar se tal estrutura prescinde de fórmulas matemáticas. O segundo, analisa se a supressão dessas fórmulas é fundamentada pela tendência dos alunos na utilização ou não das mesmas, durante a resolução de questões. O terceiro, investiga se há alguma relação funcional entre o índice de acerto naquelas questões, bem como o resultado dessa tendência, com o nível de raciocínio proporcional. Elabora e aplica textos escritos, em alunos do 3o ano do 2o grau, na faixa etária de 17 a 18 anos, em quatro turmas de diferentes escolas, cidades e docentes. Três textos foram elaborados, referentes ao mesmo assunto, ou seja, misturas líquidas binárias ideais. Um deles (Q1) caracteriza-se pela ausência tanto da fórmula matemática final, como respectiva dedução, sendo acoplado com a referida estrutura. O outro (OL), contém a dedução algébrica da fórmula, considerando as operações lógicas piagetianas, até atingir a forma final. O último texto (Qt), difere de OL, tanto pelo desenvolvimento da fórmula como da forma desta, sendo obtida conforme tradicionalmente se apresenta, isto é, a partir da lei das pressões parciais de Dalton e da lei de Raoult. Os textos foram aplicados em duplas, isto é, Q1-Qt, Q1-OL, Qt-OL e OL-Qt, de tal modo que nas duas primeiras, está presente uma única fórmula e, nas restantes, duas simultaneamente.
Palavras Chave
Estrutura; operações; fatoriais; tendência.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos