Conservação de energia: estudo histórico e levantamento conceitual dos alunos.
Título
Conservação de energia: estudo histórico e levantamento conceitual dos alunos.
Conservação de energia: estudo histórico e levantamento conceitual dos alunos.
Autor
Teresinha Teruko Higa
Teresinha Teruko Higa
Orientação
Amélia Império Hamburguer
Amélia Império Hamburguer
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação/Instituto de Física
Faculdade de Educação/Instituto de Física
Ano
1988
1988
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Trata da origem do conceito de energia e da lei de sua conservação, bem como do uso em sala de aula das idéias prévias dos alunos. Estuda o conceito de calor e de energia em dois momentos: em sua origem nos textos científicos e no momento atual no entendimento dos alunos. A finalidade é fornecer subsídios à formação do professor, procurando tornar acessível elementos históricos e epistemológicos relativos à origem dos conceitos científicos. Apresenta os embates ocorridos no século XVIII sobre a natureza do calor - calor como fluido sutil (calórico) e calor como movimento - até a formulação completa do conceito de energia. Além da parte histórica, realiza um levantamento, junto a alunos de 2o grau da rede oficial de ensino, sobre os conceitos da Termodinâmica (calor, energia, fluido e força). No levantamento conceitual utiliza um questionário escrito e, a partir de sua análise, constrói uma rede sinóptica de significados. Por fim, interliga os estudos históricos e o levantamento do universo conceitual para destacar a importância desses procedimentos de análise na atividade do professor. Sugere uma proposta pedagógica onde a organização do conteúdo na interação professor-aluno, se configure como instrumento de mediação na atividade didática. Em outras palavras, propõe o conhecimento do desenvolvimento histórico e do universo conceitual dos alunos em sala de aula como instrumento catalisador de interação dialógica.
Trata da origem do conceito de energia e da lei de sua conservação, bem como do uso em sala de aula das idéias prévias dos alunos. Estuda o conceito de calor e de energia em dois momentos: em sua origem nos textos científicos e no momento atual no entendimento dos alunos. A finalidade é fornecer subsídios à formação do professor, procurando tornar acessível elementos históricos e epistemológicos relativos à origem dos conceitos científicos. Apresenta os embates ocorridos no século XVIII sobre a natureza do calor - calor como fluido sutil (calórico) e calor como movimento - até a formulação completa do conceito de energia. Além da parte histórica, realiza um levantamento, junto a alunos de 2o grau da rede oficial de ensino, sobre os conceitos da Termodinâmica (calor, energia, fluido e força). No levantamento conceitual utiliza um questionário escrito e, a partir de sua análise, constrói uma rede sinóptica de significados. Por fim, interliga os estudos históricos e o levantamento do universo conceitual para destacar a importância desses procedimentos de análise na atividade do professor. Sugere uma proposta pedagógica onde a organização do conteúdo na interação professor-aluno, se configure como instrumento de mediação na atividade didática. Em outras palavras, propõe o conhecimento do desenvolvimento histórico e do universo conceitual dos alunos em sala de aula como instrumento catalisador de interação dialógica.
Palavras Chave
conceito; energia; alunos; ensino.
conceito; energia; alunos; ensino.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno, História da Ciência, Filosofia da Ciência
Conteúdo-Método, Características do Aluno, História da Ciência, Filosofia da Ciência